quinta, 08 de dezembro de 2016
22º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO
Pega nome da pessoa
Blog do Fred Alves

Mudanças à vista no secretariado de Pedro Afonso

Prestes a completar dois anos de governo, o prefeito Jairo Mariano (PDT) anunciou que pretende fazer uma ampla reforma administrativa. Ele informou ao Blog que em reunião nessa segunda-feira, 17 de novembro, pediu a todos os secretários que colocassem os cargos à disposição.

Segundo o prefeito, os atuais secretários permanecem nos cargos até o final de dezembro desde ano. Os novos membros do 1º escalão assumem suas funções a partir de 1º de janeiro de 2015.

Atualmente a administração municipal conta com oito secretários e o prefeito não descartou a hipótese de substituir todos.

“Estamos ouvindo a comunidade constantemente, ela é exigente e o secretário tem que atender às expectativas. A mudança é para oxigenar a administração e tentar mudar a gestão em setores que não estão funcionando a contento”, disse o prefeito que não quis adiantar nomes de quem sai ou entra no governo.

Fontes do meio político dão como certa a saída do diretor-presidente do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), Clarindo Rocha, que tem sido muito criticado devido a ineficiência do órgão.
 

Dilma teve 3.688 votos em Pedro Afonso e Aécio Neves 2.401

Assim como no 1º turno, a presidente reeleita Dilma Rousseff também foi a mais votada em Pedro Afonso no 2º turno.

No município, segundo a Justiça Eleitoral, 8.079 pessoas estavam aptas a votar. Desse total 6277 eleitores compareceram às urnas e 3.688 escolheram na petista, o que representa 60,57% do eleitorado do município. No 1º turno ela conquistou 3.352 votos.

Já o candidato Aécio Neves (PSDB) obteve 2.401 votos (39,43%) na eleição desse domingo, 26 de outubro, número superior aos 1.684 do 1º turno.

Chamou atenção o número de abstenções: 1.802 eleitores não votaram, ou seja, 22,30% do eleitorado pedroafonsino.

Outras 50 pessoas (0,80%) votaram em branco e 138 (2,20%) anularam o voto.
 

Dilma, Marcelo, Kátia, Halum e Luana foram os mais votados em Pedro Afonso

Para matar a curiosidade dos eleitores, o Blog divulga como foi o desempenho em Pedro Afonso, dos candidatos a presidente, Dilma e Aécio Neves, que vão disputar o 2º turno, dos candidatos a governador (todos), senador (todos) e deputados estaduais e federais eleitos no Tocantins.

Confira: 

Presidente

Candidato Votos
Dilma (PT) 3.352 
Aécio Neves (PSDB) 1.684
Marina Silva (PSB) 1.065

Governador
Candidato Votos
Marcelo Miranda (PMDB) 3.326
Sandoval Cardoso (SD) 2.648
Ataídes Oliveira (PROS) 41
Potengy (PCB) 5
Eula Angelim (PSOL) 1

Senador
Candidato Votos
Kátia Abreu (PMDB) 2.429
Eduardo Gomes (SD) 2.416
Sargento Aragão (PROS) 911
Elvio Quirino (PSOL) 20
Ceiça (PCB) 14

Deputado Federal
Candidato Votos
César Halum (PRB)  1.392
Professroa Dorinha (DEM) 1.365
Dulce Miranda (PMDB) 885
Josi Nunes (PMDB) 449
Carlos Gaguim (PMDB) 382
Irajá Abreu (PSD) 329
Vicentinho Junior (PSB) 34
Lázaro Botelho (PP) 1

Deputado Estadual
Candidato Votos
Luana Ribeiro (PR) 1.308
Zé Roberto (PT) 439
Osires Damaso (DEM) 346
Paulo Mourão (PT) 291
Valdemar Junior (PSD) 278
Cleiton Cardoso (PSL) 230
Toinho Andrade (PSD) 120
Wanderlei Barbosa (SD) 119
Nilton Franco (PMDB) 111
Eli Borges (PROS) 75
Júnior Evangelista (PRTB) 41
Vilmar (SD) 33
Ricardo Ayres (PSB) 33
Amélio Cayres  22
Eduardo do Dertins (PPS) 21
Eduardo S. Campos (PTB) 16
José Bonifácio (PR) 13
Olyntho Neto (PSDB) 12
Rocha Miranda (PMDB) 10
Amália Santana (PT) 10
Elenil da Penha (PMDB) 5
Jorge Frederico (SD) 5
Valderez (PP) 1
Mauro Carlese (PTB) 0



Sandoval em Pedro Afonso nesta sexta-feira

O governador Sandoval Cardoso, candidato à reeleição pela coligação “A mudança que a gente vê”, realiza carreata e comício em Pedro Afonso, nesta sexta-feira, 12 de setembro, a partir das 17 horas.

A saída da carreata acontece no Setor Aeroporto II. Já o comício será realizado na Avenida Pedro Mariano dos Santos. 

O convite está sendo feito em carro de som, onde o próprio prefeito da cidade, Jairo Mariano, faz a narração.
 

Caravana de Marcelo Miranda visita Pedro Afonso e mais 12 municípios

O candidato a governador, Marcelo Miranda, o vice, Marcelo Lelis e a senadora Kátia Abreu iniciam uma série de caminhadas e conversas com a população em mais 13 municípios do Tocantins, a partir desta quinta-feira, dia 04.

O primeiro compromisso será em Itacajá, passando por Santa Maria, Bom Jesus, Tupirama e Pedro Afonso. Na sexta-feira, dia 5, as caminhadas serão realizadas em Santa Fé, Muricilândia e Aragominas, Distrito de Novo Horizonte e Araguaína.

Depois da caminhada em Araguaína, Marcelo Miranda volta a Palmas, faz comício no Jardim Aureny III. No sábado, a caravana segue para Taipas, Conceição do Tocantins e Arraias, aonde realiza caminhadas e minicomício.

“Vamos caminhar com a comunidade, falando dos nossos planos de resgate da cidadania e da dignidade de nossa gente, já tão sofrida e espoliada, e é claro, de investimento e desenvolvimento ” – diz o Governador.

Para o vice governador do Tocantins, Marcelo Lelis o plano é visitar os municípios, conversar com o segmento organizado para aproveitar melhor as potencialidades naturais e promover as vocações de cada região – explica o próximo vice Governador do Tocantins, Marcelo Lelis. (Da Assessoria)
 

Quem vai coordenar a campanha de Marcelo Miranda em Pedro Afonso?

Deve ser anunciado a partir desta sexta-feira, 29 de agosto, o nome de quem vai coordenar a campanha do candidato a governador Marcelo Miranda (PMDB) em Pedro Afonso e região. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do peemedebista, após consulta a Luiz Antônio da Rocha, um dos coordenadores da coligação A Experiência Faz a Mudança.

Foi divulgado ainda que serão instalados comitês nos 16 maiores municípios tocantinenses. 

Buxixo
Nos últimos dias circula a informação que a ex-candidata a prefeita de Pedro Afonso por duas ocasiões, Simone Sandri, seria a coordenadora. Outro nome que foi ventilado é o do atual superintendente da Coapa, José Rander Lopes.

Há quem diga que Simone cuidaria apenas da coordenação das campanhas de Irajá Abreu, candidato à reeleição, e de um postulante ao cargo de deputado estadual.
 
Na sexta-feira, já se saberá o nome e, talvez, acabe ou aumente o burburinho. Vejamos!
 

Coelho e Gordo do Lava-jato deixam Sandoval e agora apoiam Marcelo Miranda

Até poucos dias apoiando a reeleição de Sandoval Cardoso (SD), o presidente da Câmara de Pedro Afonso, Coelho, e o empresário Gordo do Lava-jato, ambos do DEM, agora estão na campanha do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB).

Os dois estiveram com Brito Miranda, pai de Marcelo, na tarde da terça-feira, 12 de agosto, em Palmas. Foram levados pelo empresário Armando Castro (PTB), que até recentemente apoiava Sandoval, mas deixou a campanha governista depois de desistir de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O contador Domingos Machado também acompanhou a reunião.

“Foi o melhor governador para Pedro Afonso, nada mais justo que eu retribua com esse apoio”, explicou Coelho ao Blog. Ele disse ainda que não anunciou o apoio antes, “pois aguardava a candidatura de Marcelo Miranda ser registrada no TRE”.

Já Gordo disse ter acompanhado Armando Castro, com quem tem compromissos políticos, além de possuir ligações familiares com Marcelo Miranda.
Tanto Coelho como Gordo afirmaram que continuam apoiando as candidaturas da deputada federal Dorinha e do deputado estadual Osires Damaso, os dois dos DEM, que buscam a reeleição.
 

Defensoria Pública também quer área para construir sede em Pedro Afonso

A defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes aproveitou a inauguração da sede própria do Ministério Público Estadual, em Pedro Afonso, no último dia 8 de agosto, para solicitar da administração municipal que disponibilize uma área para o órgão construir sua sede própria.

Ao final do seu discurso ela se dirigiu diretamente ao prefeito Jairo Mariano (PDT), presente a solenidade, pediu apoio para cessão da área e disse; “A Defensoria Pública precisa da área, pois já tem o dinheiro para construir sua sede em Pedro Afonso”.

Também ao discursar, o gestor pedroafonsino disse em poucas palavras que estava à disposição para tratar do assunto com os membros da Defensoria Pública.
Em Pedro Afonso, a Defensoria Pública é a única instituição ligada a Justiça que ainda funciona em prédio alugado.
 

Na volta aos trabalhos, Câmara de Tupirama dá explicações sobre rejeição de projeto

A Câmara de Tupirama voltou aos trabalhos na noite dessa segunda-feira, 4 de agosto. Logo na primeira reunião os vereadores explicaram a moradores os motivos que levaram a maioria da Casa  votar contra do Projeto de Lei n.º22/2014 de autoria do poder executivo, em sessão extraordinária no último dia 20 de julhho.

A matéria solicitava autorização para o Município contrair empréstimo, no valor de R$ 1 milhão, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da Caixa Econômica Federal. Segundo a Prefeitura de Tupirama, o recurso seria aplicado na pavimentação do setor Novo Horizonte.

O presidente do legislativo tupiramense, José Pereira (PSDB), explicou que o projeto foi rejeitado por falta de informações, entre elas, dados sobre a capacidade de endividamento do Municipio, o prazo de carência para o início do pagamento e em quanto tempo a dívida seria paga.

Em entrevista, ainda em junho, ao Portal É notícia, o prefeito de Tupirama, Tião (PTB), informou que lamentava a rejeição do projeto por parte dos vereadores. “Tupirama é um município que recebe um percentual pequeno de recursos e a administração municipal não tem condições de realizar obras como esta com recursos próprios. Somente com um empréstimo como este com uma carência tão grande e com juros tão baixos o município poderia realizar esta importante obra”, disse o gestor na época.

A próxima sessão da Câmara de Tupirama acontece na sexta-feira, 8 de agosto, a partir das 19h30. 

 

Em clima de paz, Marcelo Miranda e Jr. Coimbra participam de reunião em Pedro Afonso

Aparentemente a paz voltou a reinar no PMDB Estadual depois de discussões públicas e troca de acusações. Pelo menos é o que deixaram transparecer os dois pré-candidatos a governador da legenda durante reunião realizada em Pedro Afonso na noite do último sábado, 24 de maio.

O ex-governador Marcelo Miranda e o deputado federal Júnior Coimbra estiveram lado a lado no encontro que contou com a participação de pré-candidatos a deputados federal e estadual, além de lideranças políticas de Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama. Estavam lá o vice-prefeito pedroafonsinso, Gilmar Lacerda, o vereador Sipriano, os ex-prefeitos Tom Belarmino e José Edgar, entre outros nomes. Ainda em Pedro Afonso, Marcelo Miranda se reuniu com produtores rurais da Coapa.

O ex-governador disse estar ouvindo com atenção o que as pessoas dizem durante os encontros e afirmou saber que o PMDB está de frente com novos desafios e que o grupo está cheio de lideranças novas. “Temos na mesa vários líderes novos, pessoas estas que querem contribuir para o nosso estado”.

Marcelo Miranda pregou a união do partido e aliança com outras legendas de oposição. “Lidero as pesquisas, mas quero o PMDB unido”. Ele disse que devido às implicações da legislação eleitoral ainda não é momento para apresentar propostas e que na ocasião certa vai ouvir todos os segmentos para elaborar um plano de governo.

Ao defender seu nome para governo, Júnior Coimbra fez um histórico de sua carreira política e disse estar preparado para a função. O deputado federal fez questão de dizer que as pesquisas vão definir o nome do candidato do PMDB a governador. “Se Marcelo Miranda for o candidato vou ajudar a pregar cartaz e vou até carregar sua mala, mas se ele não puder ser, eu como segunda opção estou preparado para ser o candidato, com o carro pronto para percorrer todo o estado e até já contratei a equipe de marketing para cuidar da campanha”, afirmou Coimbra.

Resta saber até quando o clima amistoso vai permanecer.

No final de semana os membros do PMDB também estiveram em Colméia e Guaraí.