Cidades

Kaçamba, Kuarto de Empregada e mais 3 atrações animam folia pedroafonsina

07/02/2014 12h43 | Atualizado em: 13/02/2014 11h05

Charles Barros
O lançamento da programação do Carnaval 2014 de Pedro Afonso aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7 de fevererio, na sede da prefeitura. A festividade tem início dia 28 de fevereiro e segue até dia 04 de março, na Praça Coronel Lysias Rodrigues. A prefeitura acredita que a festa vai atrair 30% mais turistas do que o ano passado.

“São duas bandas de nível nacional, duas estaduais e uma banda local. Acredito que o carnaval de Pedro Afonso vai ser um dos melhores do Estado e vai ter um impacto positivo na economia do município e região”, comentou o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT).

A prefeitura ainda não tem o valor exato do investimento para a realização do Carnaval. Segundo o prefeito, o valor aproximado é de R$ 130 mil e os recursos são oriundos no tesouro municipal. “Este ano o gasto vai ser menor do que o ano passado, que foi de R$ 150 mil. A economia está relacionada ao tempo do planejamento, que este ano foi maior, e as licitações que envolvem a estrutura”, justifica Mariano.

Um dos diferenciais do evento que está em estudo pela prefeitura é disponibilizar internet wifi nos dias festa. “Sabemos que as redes sociais tem um alcance muito grande, até mais que alguns veículos de comunicação. É um impacto altamente positivo. Vai ser ótimo para o município que os visitantes e a própria população tire fotos e divulgue a festa”, diz o prefeito.

A prefeitura também informou que nesses dois primeiros anos de Carnaval vai interferir o mínimo possível na dinâmica dos blocos. “Queremos que os blocos estejam livres para integrar grupos e agregar mais turistas”, ressalta o gestor.

Programação
A programação completa vai ser concluída no início da próxima semana. A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Rosângela Aparecida Pereira Amorim, informou que existe a possibilidade de promover um desfile dos blocos pelas ruas da cidade na programação pré-carnaval.

Também compõe a programação, dois dias de matinês, no domingo e na terça-feira.

Dia 28 – Kaçamba
Dia 01 – Kuarto de Empregada
Dia 02 – Quebraê
Dia 03 – Hugo Marçal
Dia 04 - Grupo Kente

Estrutura
O prefeito informou que foi estabelecido em contrato que as bandas vão tocar no mínimo três horas e que após esse período a programação continua com a festa de cada bloco. A prefeitura liberou a utilização de som automotivo pelos foliões, dentro do perímetro do evento, depois da apresentação principal da noite, prevista para a meia-noite.

De acordo com a prefeitura, a estrutura deste ano vai dispor de palco principal para apresentação das bandas, banheiros químicos, tendas para os blocos e um elevado para que a Polícia Militar tenha uma visão estratégica do local. A PM e a prefeitura solicitaram reforço policial para os dias da festa.

A pretensão da prefeitura é providenciar espaço na estrutura do evento para o Conselho Tutelar, Secretaria da Saúde e outras instituições parceiras.