Educao e Cultura

CONHECIMENTO

Estudantes e professores do Cristo Rei mostram criatividade em Feira de Cincias

31/10/2014 19h44 - Atualizado em 04/11/2014 09h24
Estudantes e professores do Cristo Rei mostram criatividade em Feira de Cincias
Fred Alves

Fred Alves

Com o intuito de incentivar a criatividade e a produção cientifica, além de promover o intercâmbio entre professores, alunos e a comunidade, foi realizada na quinta-feira, 30 de outubro, nos períodos vespertino e noturno, a Feira de Ciências do Colégio Cristo, em Pedro Afonso.

A temática foi “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” e o evento faz parte do circuito de Feira Ciências Vida Sim Drogas Não, projeto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Pedro Afonso voltado à prevenção e combate ao consumo de drogas envolvendo crianças e adolescentes.

Foram instalados seis stands onde os estudantes, sob orientação de professores, expuseram trabalhos em diversas áreas do conhecimento: Projeto Café Jovem: Vida Sim! Drogas Não!, Alimentação Saudável, Temperatura e Ondas, Ação Endotérmica e Exotérmica, Eletricidade e Sustentabilidade.

Ana Paula Rodrigues e Tais Soares, estudantes do 1º ano 3, juntamente com outros colegas apresentaram o trabalho “Pirâmide Alimentar” e após o experimento têm uma nova visão sobre os alimentos e suas propriedades nutritivas. “Nem sempre os alimentos mais gostosos são os mais saudáveis, pois possuem muita gordura e podem causar problema de saúde”, disse Tais. “Com o trabalho temos uma noção de como nos alimentar melhor”, completou Ana Paula.

Um grupo de 24 estudante do 3º ano 3, orientados pelos professores Wellington João e Ana Lorena, trabalhou o tema "Sustentabilidade" e como resultado expôs o "Jardim Vertical", feito com materiais que podem causar poluição como pneus, arames e garrafas PET. Criaram um jardim com bambu e plantas ornamentais cedidas pelo projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) e mostraram que gastando pouco, cerca de R$ 100,00, é possível criar um espaço bonito e ecologicamente correto. “Hoje em dia nada mais é lixo, basta saber usar”, ensina a aluna Verônica Macêdo.

O professor de História Wellington João explica que o trabalho busca conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e mudar a consciência dos alunos e da sociedade de forma geral. “O trabalho foi importante para que os alunos se preocupem com o meio onde vivem, então há uma modificação tanto para os nossos alunos como para a comunidade”, completou o educador.

A gestora do Colégio Cristo Rei, Juraci Pereira dos Santos, afirma que a Feira de Ciências é mais uma atividade adicional na aprendizagem dos alunos.

Além de estudantes e pessoas da comunidade, o evento também foi prestigiado pela diretora regional de Gestão e Formação, Maria de Fátima Câmara, o subcomandante do 3º BPM, capitão Idael, o delegado regional da Polícia Civil, Wlademir Costa, e a assessora da Vara da Infância e Juventude, Márcia Theodoro dos Santos, na ocasião representando a juíza Luciana Costa.

Leia também:

Feiras de Ciências chamam atenção para a prevenção e combate às drogas

Leia por Assunto: Cristo Rei Pedro AfonsoVida Sim! Drogas No!