Cidades

DATA COMEMORATIVA

Hora cvica e apresentaes culturais marcam aniversrio de Tupirama

31/05/2015 11h38 - Atualizado em 16/06/2015 15h56

Da Redação

Na terça-feira, 26 de maio, a população de Tupirama comemorou o 21º aniversário de emancipação política do município. A celebração foi realizada no Espaço Cultural Olavo Alves Pinto e contou hora cívica com hasteamento das bandeiras do Brasil, Tocantins e do Município, além de apresentações artísticas de estudantes e café da manhã, onde a população cantou parabéns para a cidade.

A cerimônia contou com a participação do efetivo do Tiro de Guerra 11000-4, além de autoridades do município como o prefeito Tião Oliveira, vice-prefeita Domingas Veloso, presidente da Câmara José Pereira, vereadores, secretários municipais e diretores de escolas.

Ao discursar, o prefeito afirmou que não é possível administrar sem o apoio da Câmara Municipal, servidores públicos e, sobretudo, da comunidade. “Agradeço a cada tupiramense que contribuiu e continua ajudando nosso município a se desenvolver. Tudo que fazemos é para termos uma cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou.

A ex-vereadora Zélia Costa, que nasceu no município e conhece a luta pela sua emancipação, lembrou que a população “batalhou” bastante para que Tupirama conquistasse benefícios. A moradora lembra que a cidade não contava com posto de saúde, estradas na zona rural, entre outros serviços públicos básicos, e a emancipação política em 1994 tirou o município do isolamento. “Fico feliz vendo que a cada dia Tupirama cresce mais”, disse Zélia.

História
A história de Tupirama tem como marca principal a luta de seus pioneiros. O povoamento que originou o município começou em 1937, com a chegada de Leôncio de Souza Miranda. Em 1953 a vila é elevada a categoria de cidade, tendo sua instalação no dia 1º de janeiro de 1954. Anos depois, a sede do município é transferida para Guaraí, ao qual Tupirama fica subordinado.

Nem mesmo a forte enchente do rio Tocantins, em 1980, afastou os moradores. Várias famílias permaneceram em sua terra. Em 1994 foi sancionada a lei nº677, de 26 de maio, criando o município. Foi instalado em 1º de janeiro de 1997. Em 2014 completa seu 20º aniversário de emancipação política e chega a maior idade.

Leia também: 

Tupirama comemora 21º aniversário com entrega de obras, cavalgada e shows

Leia por Assunto: Tio Oliveira Tupirama