sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Desfile de 7 de setembro lota a Praça Coronel Lysias Rodrigues

13/09/2015 11h47 - Atualizado em 15/09/2015 17h15
Desfile de 7 de setembro lota a Praça Coronel Lysias Rodrigues Henrique Lopes

Henrique Lopes

O desfile cívico em comemoração aos 193 anos da Independência do Brasil lotou a Praça Coronel Lysies Rodrigues na manhã da segunda-feira, 7 de setembro.
A parada, já tradicional em Pedro Afonso, reuniu centenas de pessoas que acompanharam os pelotões que representaram as instituições de ensino do município, além de entidades das forças militares.

Com uma estrutura mais enxuta, o desfile contou com apresentações das Escolas Municipais Maranatha, Sousa Aguiar e Jandevan; Escolas Estaduais Ana Amorim, Pádua Fleury e Colégio Cristo Rei; Campus Avançado do Instituto Federal do Tocantins, além, do pelotão dos Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Reservistas do Exército Brasileiro de Pedro Afonso e do TG 11-004.

Ana Klara Vargas, 12 anos, estuda o 7º ano na Escola Estadual Ana Amorim, sempre participou dos desfiles. Para ela, é emocionante ver todas as escolas e alunos juntos.

Gustavo Barbosa Góes, 18 anos, foi ao centro de Pedro Afonso assistir ao desfile e elogiou o desempenho dos participantes. “O desfile em comemoração ao 7 de setembro foi bonito. Legal todas unidades escolares do município participarem, cada uma com pelotões diferentes e demonstrando a mensagem que queriam repassar a comunidade”, avaliou o jovem.

Márcio Dantas, diretor associado do grupo Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, disse que participar do desfile e um momento de muita alegria. “Já havia alguns anos que os Desbravadores não desfilavam, neste ano recebemos o convite do prefeito e estamos muito contentes em mostrar o resultado do nosso trabalho com esses jovens”, frisa Márcio.

Para o prefeito Jairo Mariano, o desfile é um dos mais tradicionais eventos do calendário pedroafonsino. “É uma satisfação muito grande receber nossa população e os visitantes das cidades circunvizinhas em um momento importante para nossa nação”, destacou. O gestor ainda destacou a importância do desfile para a educação e na formação da cidadania. “Este evento transpassa pela educação, civismo e integra a nossa comunidade, auxiliando assim a termos cidadãos que reconhecem a importância de momentos como este para o país”, completou Jairo.

A secretária de Educação, Flávia Marson, destacou a participação popular como apoio fundamental para que o evento seja realizado todos os anos. “Na verdade as pessoas gostam de participar, as escolas se organizam, motiva os seus alunos, pois é um momento em que todos dizemos que nossa pátria é amada”, revela Flávia.


 

Leia por Assunto: Pedro Afonso
Veja Também