sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

DESEMPENHO RUIM

Escola Estadual Alfredo Nasser, de Bom Jesus, tem a 5ª pior média no Enem

14/08/2015 11h57 - Atualizado em 18/08/2015 18h05
Escola Estadual Alfredo Nasser, de Bom Jesus, tem a 5ª pior média no Enem Facebook

Henrique Lopes

O Ministério da Educação divulgou, nesta semana, o resultado do desempenho individual das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2014).
Entre as instituições de ensino com os piores desempenhos no Tocantins está a Escola Estadual Alfredo Nasser, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins. Das 178 escolas tocantinenses inscritas no Enem 2014, ocupa a posição de número 174.

Não é a primeira vez que o resultado negativo da Escola Estadual Alfredo Nasser chama a atenção, no Enem 2013 a escola ficou na última posição entre todas as escolas do Estado. A média, em 2013, nas provas objetivas foi de 410,80 e 314,17 na redação. Neste ano apesar do pequeno avanço nas avaliações objetivas, em que média subiu para 434,25, houve uma queda de mais de 10% na nota da redação, que foi de 276,15.

Ambos os resultados ficam abaixo da meta, de 450 pontos, para aprovações em programas governamentais como o Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Atrás da Escola Estadual Alfredo Nasser ficaram apenas a Escola Estadual São Tomas de Aquino, de Tupiratins, o Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, de Tocantínia, a Escola Estadual Ministro Ney Braga, de Buriti do Tocantins, e a Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, do município de Maurilândia, última colocada do exame no Estado.

Cristo Rei fica na 86º posição  
Por muito anos uma referência na qualidade do ensino ofertado, o Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, ficou em 86°, atrás de escolas como a Escola Estadual Maria da Glória, do município de Tupirama, que ocupa a 67° posição, e do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí, 80° colocada.

Guaraí entre as 10 melhores
Na região centro-norte, a escola que mais se destacou, ficando no ranking das 10 melhores unidades escolares do estado, foi o Colégio Comercial Impacto, da rede privada de ensino de Guaraí.

Além dessas escolas, o ranking ainda traz o resultado da escola Escola Estadual Irineu Albano Hendges de Guaraí, 132° lugar, e do Colégio Estadual de Itacajá que ficou com a posição de número 144.

No Tocantins 178 escolas, tanto da rede pública como privada, receberam as notas. Entre as melhores notas estão às escolas da rede privada, se destacando nos três primeiros lugares o Colégio Dom Bosco Integral e Colégio Olimpo Unidade II, ambos de Palmas e o Colégio Bernardo Sayao de Gurupi.

Clique aqui e confira a lista completa.

Gestora reconhece problemas
Valdiná Da Cruz Neves, atual gestora da Escola Estadual Alfredo Nasser, disse ao CNN, nesta sexta-feira, 7 de agosto, que a equipe pedagógica esta preocupada com os últimos resultados do Enem, mas observa que a Unidade de Ensino, apesar do baixo índice apresentado, produziu uma pequena melhora em seu rendimento referente ao ano de 2013, porém reconhece que os índices são preocupantes e com isso continua buscando ações positivas que viabilizem melhores resultados.

Ressaltou, ainda, que alguns fatores contribuem para prejudicar a melhoria da classificação, bem como, a rotatividade de docentes, alunos oriundos de outras escolas que muitas vezes não apresentam os requisitos necessários para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela escola. Além de outros fatores como, indisciplina, infrequência e a dificuldade apresentada pelos alunos em conciliar o trabalho e o estudo.

A gestora disse ainda que a unidade escolar tem se desdobrado para oportunizar, através de um trabalho em conjunto e diversificado, um ensino com qualidade e eficiente, realizando as ações propostas no Prójeto Político Pedagógico, como aulas de reforço, formação de grupos de estudo e realização de simulados com questões do ENEM e SiAPTO (Sistema de Avaliação Permanente do Tocantins)., na busca para alcançar uma melhor classificação este ano.



























































 

Veja Também