Cidades

MELHORES CIDADES DO BRASIL

Guara e Pedro Afonso esto entre as melhores cidades no IDH

28/10/2015 18h09 - Atualizado em 30/10/2015 16h49
Guara e Pedro Afonso esto entre as melhores cidades no IDH
Da Web

Henrique Lopes

O anuário As Melhores Cidades do Brasil, levantamento feito pela revista ISTOÉ, relacionou as melhores cidades do Brasil em 2015. Entre as cinco principais cidades do ranking estão Pedro Afonso e Guaraí. 

No ranking desta categoria, que apresentam as melhores cidades com ações voltadas para o desenvolvimento humano, o município de Guaraí ocupa a terceira posição; enquanto Pedro Afonso é a quinta, no quadro geral das cidades brasileiras. Posições que se repetem na categoria Municípios de Pequeno Porte.

Para o prefeito Francisco Júlio (PSDB), o bom desempenho do município de Guaraí no ranking é motivo de muita alegria. “Ver Guaraí bem posicionado em uma lista das melhores cidades para se morar é motivo de muita satisfação, pois trabalhamos sempre para isso, para poder melhorar a qualidade de vida da população guaraiense. E ter isso reconhecido, por qualquer instituição, é motivo de muito orgulho”, destaca.

Já o prefeito Jairo Mariano (PDT) recebeu a notícia com alegria e diz ter como meta principal melhorar ainda mais os índices. “Estamos concentrando nossos esforços na qualidade de vida, focados na democratização da educação, na atração de investimentos, investindo em infraestrutura, esporte, lazer e turismo. Além de ampliarmos a renda per capita dos nossos moradores com os estímulos governamentais”, revelou o gestor.

Melhores Cidades
No ranking geral, que inclui todos os quatro itens avaliados, dos melhores municípios para viver em 2015 Guaraí e Pedro Afonso ocupam as posições de número 1069 e 1579, respectivamente.

O levantamento inédito, feito em parceria a empresa Austin Rating, responsável pela coleta de informações, avalia quatro áreas consideradas básicas para maior qualidade de vida da população. Dados da área fiscal, econômica, social e digital dos 5.565 municípios foram analisados para a elaboração da lista. Os dados compilados são de 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. Os números contidos nos relatórios são de responsabilidade das prefeituras.

Estado destaque
Outras cidades do estado do Tocantins também aparecem entre as melhores cidades do Brasil na categoria social, medida pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Palmas, a capital caçula da federação, é a primeira colocada na lista das cidades grandes, enquanto o município de Araguaína, localizado no extremo-norte tocantinense, e Gurupi, ao sul do estado, ocupam o 1° e 3° lugar da relação de cidades de médio porte, respectivamente.

Com cinco cidades entre as 15 apresentadas nos rankings de pequeno, médio e grande porte, o Tocantins é o estado brasileiro que mais aparece na relação, a frente de estado como São Paulo, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Confira o ranking completo na página oficial do Das Melhores Cidades de 2015, no link http://melhorescidadesdobrasil.com.br/.

 

Leia por Assunto: Brasil GuaraPedro Afonso