sexta, 09 de dezembro de 2016
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

MELHORIA NO ACESSO

Zona rural de Guaraí recebe obras de infraestrutura

25/11/2015 10h41 - Atualizado em 25/11/2015 10h45
Zona rural de Guaraí recebe obras de infraestrutura Divulgação

Cerca de 2.500 pessoas vivem na zona rural de Guaraí e esse importante segmento da população recebe atenção especial do Governo Municipal. As ações executadas visam melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

Em pouco mais de um ano, a Prefeitura de Guaraí construiu e reformou nove pontes e quatro bueiros. Somente neste mês foram entregues uma ponte, na comunidade Lagedo, e um bueiro, na região da Beira do Rio. As duas obras foram feitas com recursos municipais, custaram R$ 29.900,00 e tiveram apoio de produtores rurais, que cederam parte dos materiais de construção.

Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Agricultura e Habitação também recuperaram mais de 500 quilômetros de estradas vicinais. O trabalho consiste no encascalhamento e patrolamento das vias. Essa medida facilita o escoamento da produção agropecuária e o acesso dos moradores até a sede do município.

Apoio para o plantio
Já o Projeto Lavoura Comunitária beneficia 65 famílias de pequenos agricultores com auxílio para o preparo do solo, entrega de calcário e adubo, além de assistência técnica. O produtor só entra com a mão de obra e não tem nenhum custo extra.

A expectativa para este ano é produzir arroz, milho, mandioca e abóbora. Parte da produção é usada na alimentação dos agricultores, o restante é comercializado e ajuda no sustento das famílias.

Recuperação
Outra ação importante foi a escavação de 108 cacimbas para armazenar água e matar a sede do rebanho animal no período da estiagem.

As equipes também fizeram a limpeza dos tanques em propriedades que trabalham com a criação de peixes para comercialização em Guaraí e região.

Ações mantém o agricultor no campo
O prefeito de Guaraí, Francisco Júlio, afirmou que a gestão municipal trabalha e desenvolve projetos na zona rural no sentido de apoiar os moradores em todas as suas necessidades. “É nossa obrigação levar a infraestrutura para a zona rural e dar atenção aos agricultores, pois eles produzem os alimentos consumidos pelos guaraienses. Todas as ações desenvolvidas são para proporcionar as condições necessárias de infraestrutura para que o homem do campo produza, sustente sua família e não precise deixar sua propriedade”, comentou.

Ainda segundo o gestor, estão sendo elaborados novos programas voltados para o setor produtivo de Guaraí. (Ascom Pref. de Guaraí)
 

Leia por Assunto: Francisco Júlio Guaraí
Veja Também