sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

DEBATE

Com a presença de secretário, educadores de Pedro Afonso discutem base comum curricular

16/12/2015 12h53 - Atualizado em 16/12/2015 13h00
Com a presença de secretário, educadores de Pedro Afonso discutem base comum curricular Divulgação

Discussões sobre BNC tem foco no desenvolvimento socioeconômico regional do TO

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, esteve em visita na tarde da segunda-feira, 14, a Pedro Afonso, para discutir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNC). O encontro, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE), foi realizado no auditório da Cooperativa Agropecuária do Tocantins (Coapa) envolvendo educadores e gestores educacionais que debateram as demandas do setor para a região.

A visita fez parte da série de encontros para a formatação da BNC, que dará sustentação à atuação do professor, tomando como parâmetro os aspectos regionais. A intensão é dar condições efetivas para inclusão de fundamentos importantes para a educação e para o desenvolvimento do Tocantins, do ponto de vista socioeconômico, ambiental, histórico e cultural.

Para Adão Francisco de Oliveira, a Seduc tem uma participação ativa no processo de reconstrução do ensino no Estado. Apesar de todas as dificuldades, o governo está reunindo mecanismos para que seja possível promover as intervenções, levando-se em conta as particularidades de cada região. É necessário, conforme o secretário, desenvolver ações que possam corrigir as desigualdades socioeducacionais do Tocantins.

“Precisamos reconhecer e aprender a lidar com a riqueza que está a nossa volta, desenvolvendo uma educação que seja contextualizada e ensine para o tocantinense sobre o Tocantins. Tudo isso pode ser feito através de ensino médio integrado à educação profissional. Nossos alunos não podem mais ser formados num espaço conservador. O século XXI já é realidade, por isso nossa educação precisa ser reformulada” contextualizou o secretário.

Pensar juntos e no mesmo sentido é um importante mote para a elaboração de um currículo escolar que contemple o Tocantins dentro de suas características regionais, conforme a diretora Regional de Educação de Pedro Afonso, Maria Lúcia Pereira dos Santos.

“Para nós, tão importante quanto formar alunos, é preparar pessoas para a vida. Por isso, vamos ensinar a pensar. Teremos metodologias inovadoras que buscam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da capacidade crítica, através das artes, fomentando o desenvolvimento socioeconômico e cultural de nossa região”, concluiu a diretora. (Antônio Neves / Governo do Tocantins)

Leia por Assunto: Educação Pedro Afonso
Veja Também