quarta, 07 de dezembro de 2016
21º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

SEM FILTRAR

Alunos reclamam da água servida em escola de Bom Jesus

31/10/2015 14h16 - Atualizado em 03/11/2015 17h56
Alunos reclamam da água servida em escola de Bom Jesus Bebedouro que seria usado por alunos do Mais Educação

Henrique Lopes

Os estudantes do projeto Mais Educação da Escola Estadual Alfredo Nasser, localizada em Bom Jesus do Tocantins, denunciaram ao Centro-Norte Notícias a situação vivida por eles depois de uma medida tomada pela direção da instituição.

Um dos alunos, que preferiu não ser identificado, contou que a gestão da unidade educacional vetou o uso do bebedouro da escola, deixando apenas um bebedouro na biblioteca que pudesse ser usado pelos estudantes do programa. O problema ocorre porque a água do bebedouro disponível para os alunos atendidos pelo Mais Educação vem diretamente do rio Sono e não passa por nenhum tipo de tratamento ou processo de filtragem para eliminar impurezas.

“A diretora proibiu que os alunos usassem o bebedouro grande, deixando apenas um que a água vem direto do rio”, afirma um aluno. “Não houve justificativa nenhuma, só fomos informados que não poderíamos mais beber água do bebedouro que os outros alunos bebiam”, revela outro.

Água sem tratamento
Após as denúncias, o Centro-Norte Notícias entrou em contato, nesta quarta-feira, 28 de outubro, com a gestão da Escola Estadual Alfredo Nasser, que disse que os alunos do Mais Educação estão usando o bebedouro disponibilizado pelo programa e os problemas ocasionados pela ausência de filtragem ou tratamento são oriundos da falta de água no poço artesiano que abastece toda a unidade. Este problema faz com que a água utilizada nos bebedouros da escola venha diretamente do rio.

Duas horas depois, em nova conversa, a gestora da unidade, Valdiná da Cruz Neves, falou que verificou pessoalmente a situação e já estaria resolvendo, pois o reservatório de água usado já havia atingido o limite para captação.

Valdiná justificou, ainda, que o problema de tratamento de água atinge todo o município de Bom Jesus, pois o mesmo não tem água tratada, e que no período chuvoso a água do rio causa entupimento dos filtros, devido ser mais barrenta.

“Todos sabem das dificuldades que o nosso município passa pela falta de água tratada. Não temos recursos para comprar água e devido o poço artesiano do campo ter secado, todos tivemos que usar água direto da rua. Entretanto, estamos buscando alternativas, como a utilização de poços da comunidade, para atender bem os estudantes”, frisa Valdiná.

Mais Educação
Instituído em 2007 pelo Ministério da Educação, o programa Mais Educação tem como foco a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens nas escolas. As escolas que aderem ao programa podem desenvolver atividades em diversas áreas, que vão desde esporte, cultura e lazer até educação ambiental, econômica e o aprendizado através do uso de mídias.



 

Veja Também