sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

MELHOR IDADE

Encontro reúne idosos de Pedro Afonso e Guaraí

29/11/2015 17h50 - Atualizado em 01/12/2015 18h09
Encontro reúne idosos de Pedro Afonso e Guaraí Divulgação

Fred Alves

Ao som de muito forró ao vivo, cerca de 200 idosos de Pedro Afonso e Guaraí participaram de uma confraternização na quinta-feira, 19 de novembro. A programação também teve momento de oração e um almoço.

A festa marcada pela alegria ocorreu no Eco Parque Serapião, em Pedro Afonso, e foi promovida pelas secretarias responsáveis pela área social dos dois municípios. Esse foi o segundo encontro, em menos de um ano, entre integrantes do Grupo da Terceira Idade de Guaraí e do Grupo da Melhor Idade, de Pedro Afonso.

Aos 104 anos, o aposentado Raimundo Gomes de Sousa, que nasceu em Riachão (MA) e mora em Guaraí desde 1965, relatou que adora dançar e fazer novas amizades. “No encontro dos idosos a gente se diverte muito, conversa e espanta as doenças”, disse sorrindo Seu Raimundo, que é viúvo e tem sete filhos, 25 netos e 25 bisnetos.

Em Pedro Afonso, segundo o secretário de Assistência Social, Jalles Mariano, são atendidos 160 idosos com atividades de saúde e recreativas. Já em Guaraí, conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Simonya Santos, o Grupo da 3ª Idade conta atualmente com 120 pessoas cadastradas e se reúne toda terça-feira, no Centro de Convivência do Idoso. São oferecidas atividades físicas, com apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, atendimentos médicos e psicológicos, além de eventos recreativos como a dança.

Prefeitos anunciam investimentos
No evento, os gestores de Pedro Afonso e Guaraí ainda anunciaram investimentos. O prefeito Jairo Mariano (PDT) afirmou que as piscinas das unidades de saúde dos Setores Portelinha e Bela Vista passarão por manutenção e serão disponibilizadas para a hidroginástica dos idosos ainda neste mês.

Mariano ainda anunciou que foi licitada a compra de equipamentos para ginástica das academias que serão instaladas nas Unidades de Saúde do Setor Portelinha, Bela Vista II e na Tenente Salustiano (antigo Sesp). A previsão é que os espaços para atividades físicas sejam disponibilizadosjá no início de 2016.

Já o prefeito de Guaraí, Francisco Júlio (PSDB), informou que, em breve, será inaugurada ao lado da Unidade de Saúde do Jardim Brasília, uma academia com equipamentos modernos para atender não apenas os idosos, mas também a comunidade em geral.
 

Leia por Assunto: Francisco Júlio GuaraíJairo MarianoPedro Afonso
Veja Também