sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

SEM MANUTENÇÃO

Má conservação de jardins e praças pedroafonsinas gera insatisfação na população e visitantes

15/01/2016 21h49 - Atualizado em 15/01/2016 22h15
Má conservação de jardins e praças pedroafonsinas gera insatisfação na população e visitantes Jardim ecológico do cemitério de Pedro Afonso está coberto de mato

Elton Lima

Rotineiramente diversas reclamações da comunidade pedroafonsina são postadas em redes sociais sobre a falta de manutenção constante das praças e jardins do município, ou mesmo a ausência dos serviços como poda de árvores e plantas e limpeza diária. A falta de segurança, bem como o consumo de drogas excessivo nestes locais, também vem gerando insatisfação nas pessoas que fazem uso diário destes espaços públicos em busca de lazer e diversão.

Uma moradora, que preferiu não se identificar e que faz uso destes espaços com frequência, descreveu o cenário de abandono em que se encontram as praças e os jardins de Pedro Afonso. “Cresci numa cidade onde todas as praças sempre tiveram um zelador de dia e um guarda à noite. Eram sempre limpas e seguras. Agora já não são agradáveis devido à falta de manutenção, e a insegurança que tomou conta”, lamenta.

“Lá na Praça Coronel Lysias Rodrigues todos os dias cedo uma meia dúzia de homens ingere bebidas alcoólicas, inclusive já presenciei eles brigando. Tenho até medo de passar, e ninguém faz nada”, completa a moradora.

Nas praças ecológicas, o mesmo cenário descrito pela moradora, ou seja, muito mato e falta de limpeza. “Fui levar parentes meus lá, que tinham vontade de conhecer os locais, viram pela televisão, e ficaram entristecidos com o abandono do poder público nos espaços que deveriam ser exemplos dentro da cidade, sem contar que ainda tivemos que ir embora logo, pois, por incrível que pareça, a praça não tem iluminação”.

A moradora narra ainda que ela e os parentes passaram também na frente do cemitério, onde foi feito um jardim ecológico, para mostrar alguns trabalhos de reciclagem. “E mais uma decepção. Nem deu pra ver nada, o mato já tinha tomado de conta de tudo. O poder público precisa agir, urgentemente”, cobra a moradora, indignada.

Ciente de tudo
Sobre a situação das praças e dos jardins, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Rosângela Aparecida Pereira de Oliveira disse que a Prefeitura está ciente de tudo. Segundo ela, apenas três servidores estão encarregados de cuidar de praças e dos jardins da cidade, uma demanda que acaba sobrecarregando-os.

Rosângela Aparecida informou que a situação foi discutida na quarta-feira, 13 de dezembro, em reunião com o prefeito Jairo Mariano (PDT) e que está sendo elaborado um cronograma de manutenção, limpeza, podas e roçagens nos referidos locais, contemplando ainda o cemitério local que, segundo ela, foi limpo há 15 dias. “Esta semana estamos concentrando os trabalhos na Praça Serapião e na praça central. Essas, inclusive, são limpas diariamente. O problema é que esse período chuvoso acaba prejudicando os trabalhos”, comunicou. Quanto a segurança e a iluminação, a secretária disse as secretarias responsáveis têm conhecimento e serão reforçadas em breve, sem informar datas.
 

Veja Também