quinta, 08 de dezembro de 2016
22º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Esporte CN

EM FORMA

Atleta pedroafonsino participa de provas de longas distâncias

09/05/2016 10h33 - Atualizado em 16/05/2016 16h05
Atleta pedroafonsino participa de provas de longas distâncias Leonandro (ao centro) participa de provas de longas distâncias

Letícia Brandão, de Goiânia

Natural de Pedro Afonso, o servidor público Leonardo Santos Bandeira, 53 anos, representou Goiás, onde mora há mais de 30 anos, e também o Tocantins na Ultramatona Brasil 135, conhecida internacionalmente como Brazil 135 Ultramarathon.

O atleta embarcou na companhia do amigo Vanderval Roza na terça-feira, 19 de janeiro, participou do congresso técnico na quarta-feira, 20, e iniciou a corrida às 8 horas de sexta-feira, 22.

A prova é considerada a mais difícil do gênero no país e uma das mais complexas do mundo. O percurso contou com 210 quilômetros ao longo da Serra da Mantiqueira, com largada em São João da Boa Vista (São Paulo) e chegada em Pesqueiro (Minas Gerais), com tempo limite de 60 horas.

São três participações consecutivas do pedroafonsino na prova, sempre trazendo resultados positivos, conquistas e experiências na bagagem. Em 2016 o percurso foi realizado no tempo de 47 horas. Ao todo foram 118 corredores que largaram na competição, no entanto 26 desistiram e não conseguiram terminar. A classificação final sai dentro de alguns dias.

História no esporte
Esportista há mais de 30 anos, Leonardo já praticou diversos esportes, mas sua paixão há um tempo se concentra no atletismo. Ele já participou de várias corridas com distâncias variadas e coleciona pódios, troféus e medalhas.

Sempre em busca pelo contato com a natureza, Leonardo faz parte há mais de dez anos da equipe que integra a Caminhada Ecológica, realizada anualmente, com percurso de mais de 300 quilômetros entre as cidades de Goiânia e Aruanã, às margens do Rio Araguaia, com duração de cinco dias. Entre as provas disputadas ao longo de mais de três décadas também estão competições fora de Goiás.

O histórico esportivo reflete também nos familiares.Entre a turma que curte uma vida mais saudável está a esposa, filhas, netas e alguns sobrinhos, que já suam a camisa, honram o amor pelo esporte e se inspiram em Leonardo.

Na família há muitos casos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, pressão alta, colesterol alto, dislipidemia, o que faz redobrar os cuidados com hábitos saudáveis.

Treino nas férias
A vida de um atleta não permite férias ao pé da letra. Nesse período de descanso, Leonardo aproveita para rever familiares que moram longe, comer uma boa rabada e doces típicos da região, mas sem ficar longe das corridas.

Em Aracaju, Sergipe, onde curtiu férias com a família, os treinos foram à beira mar. Após a Ultramaratona, o atleta também passará uns dias em Pedro Afonso, sua cidade natal, na casa de familiares e também vai aproveitar para visitar os irmãos em Colinas e Tocantinópolis, onde terá a oportunidade treinar na Academia Top Fitness, cujo proprietário é seu sobrinho Cleison Bandeira.

Em Goiânia, os treinos concentram-se na academia e na rua, sendo cerca de 10 a 15 quilômetros por dia, independente de chuva ou sol.

 

Leia por Assunto: Leonardo Bandeira Pedro Afonso
Veja Também