quinta, 08 de dezembro de 2016
22º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

TRÊS CURSOS

Reunião discute instalação de campus da Unitins em Pedro Afonso

13/01/2016 22h20 - Atualizado em 27/01/2016 11h25
Reunião discute instalação de campus da Unitins em Pedro Afonso Divulgação

Atendendo a demanda da população de Pedro Afonso, com a finalidade de tratarem sobre a implantação de um campus universitário na cidade, o secretário de estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, convidou a reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, para uma reunião com lideranças do município, realizada na quinta-feira, 14, na Secretaria de Estado da Educação.

“Em visita recente à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, recebemos da comunidade a solicitação de intermediar a instalação de um polo universitário na cidade para atender àquela região. Com isso nós agendamos essa primeira conversa com a Unitins, que considero ser a ideal, por ser uma instituição estadual e que cumpre seu papel estratégico de cooperar com o desenvolvimento do Tocantins”, relatou o secretário da Educação.

Segundo a reitora da Unitins, um grupo de estudos será formado para analisar a possibilidade dessa implantação. “A Seduc nos encaminhou a demanda e a Unitins está analisando a possibilidade de incorporar o campus de Pedro Afonso. Agora iremos formar uma comissão com representantes da Universidade, da Seduc e da comunidade local para discutirmos a viabilidade da instituição deste polo, que vai contribuir para o desenvolvimento do Estado por meio do ensino superior”, explicou.
Um dos representantes da população pedroafonsina, o empresário Sérgio Terra de Souza destacou a importância da chegada da universidade estadual ao município. “Com o polo da Unitins em Pedro Afonso os estudantes terão condições de cursar o ensino superior público de qualidade sem a necessidade de sair da cidade. Um grande avanço, com certeza”, pontuou.

Na oportunidade o secretário da Educação também sugeriu que sejam ofertados, inicialmente, em Pedro Afonso, três cursos que irão oportunizar a formação superior a uma parcela maior da população local e suprir a carência de profissionais ligados às áreas afins na região. Os cursos indicados levam em conta o potencial econômico e turístico da localidade. São eles: Agroecologia; Turismo Patrimonial Socioambiental e Licenciatura Intercultural Bilingue. (Com informações da Seduc)
  

Leia por Assunto: Pedro Afonso
Veja Também