sexta, 09 de dezembro de 2016
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

REVOLTA

Sem água há oito dias, moradores de Santa Maria fazem protesto

26/02/2016 18h33 - Atualizado em 27/02/2016 10h17
Sem água há oito dias, moradores de Santa Maria fazem protesto Divulgação

Fred Alves

Além de estar sofrendo com o forte calor que atinge as cidades da região devido à falta de chuvas, quem mora no município de Santa Maria do Tocantins também enfrenta a falta de água em suas torneiras.

Em busca de uma solução cerca de 50 moradores realizaram, na tarde desta terça-feira, 23, um protesto em frente ao escritório da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento de água no município. Nenhum funcionário foi encontrado no órgão para dar explicações.

Em contato com a redação do CNN, cidadãos relataram que vinha faltando água com frequência há pelo menos um mês em Santa Maria, porém o problema se agravou é já são oito dias sem água na cidade. A falta de água fez com que, desde a última semana, as aulas fossem interrompidas nas escolas e na creche do município, conforme informações recebidas pelo CNN.

Além do protesto, os consumidores organizaram um abaixo-assinado com quase 200 assinaturas. O documento será entregue, nesta quarta-feira, 24, ao Ministério Público Estadual, para que o órgão interceda e busque uma solução para o problema.

Entre os moradores é visível a revolta por não contar com um serviço de primeira necessidade. Uma consumidora conta que mesmo com a falta constante de água na cidade, o boleto de cobrança continua chegando normalmente. Ainda segundo a moradora, neste mês os consumidores foram informados que a tarifa mínima – atualmente no valor de R$ 31,80 – terá um reajuste de 17,15% a partir do próximo mês de março.

Revoltado, um morador lembrou que os consumidores pagam a conta em dia e mesmo assim estão sem água há mais de uma semana. “Um descaso total. Hoje estamos fazendo uma manifestação pacifica, mas podemos tomar medidas mais drásticas”, disparou.

“Quero água. Isso é revoltante!”, reclamou outra consumidora em vídeo enviado ao CNN.

O anúncio feito pelos organizadores convocando a população para a manifestação contra a falta de água traduz bem o sentimento dos moradores de Santa Maria do Tocantins: “A cidade encontra-se sem água para o abastecimento da população. Estamos aguardando solução para o problema de abastecimento de água em nossa cidade. Isso está prejudicando a comunidade que nem é tão pequena assim, somos quase 3 mil moradores. Nossas crianças são as mais afetadas. Sem água não tem aula, um completo descaso com todos os consumidores de Santa Maria do Tocantins. Por isso, vamos protestar. Queremos solução, pois a população em peso está sofrendo!”.

Abastecimento será restabelecido nesta 4ª, diz ATS
Em nota enviada ao CNN no final da tarde desta terça-feira, 23, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informou que o problema da falta de água no município de Santa Maria do Tocantins foi gerado devido a uma bomba de um dos três poços tubulares profundos (PTP) ter se desprendido e descido para o fundo do poço, rompendo o cabo de energia. Conforme a nota, uma equipe da ATS está no local trabalhando para a instalação de um novo equipamento, e a previsão é que o reabastecimento de água fosse normalizado até o meio-dia desta quarta-feira. Porém, já na noite dessa terça-feira, 23, o serviço foi normalizado. (Atualizada às 15h32 desta quarta-feira, 24 de fevereiro)
 

Veja Também