sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

CRIME AO PATRIMÔNIO

Pichações na ponte do Rio Tocantins causam debate em rede social

28/02/2016 17h25 - Atualizado em 29/02/2016 09h09
Pichações na ponte do Rio Tocantins causam debate em rede social Fotos: Waldeci Campos

Henrique Lopes

Com palavrões, frases desconexas e desenhos, inclusive o de uma suástica (símbolo usado pelos nazistas durante a segunda Guerra Mundial), pichações feitas na ponte sob o rio Tocantins, que liga o município de Pedro Afonso a Tupirama, causaram revolta de internautas que se manifestaram em redes sociais contra os atentados um dos maiores patrimônios da região.

Vale lembrar que o equipamento público sofre com a falta de manutenção, têm luzes queimadas, postes danificados e mato alto nas laterais.

Em um dos comentários um dos internautas diz que esse tipo de ataque é um retrocesso, além de ser vergonhoso. “Além do crime de mau gosto, a reprodução mal elaborada da suástica, que representa o nazismo e o holocausto de 6 milhões de Judeus, evoca a lembrança de um dos períodos mais trágicos da humanidade, além de atentar contra o patrimônio de todos”, destaca um dos comentários. 

Outra moradora diz que as ações dos pichadores são contraditórias, pois, mesmo pedindo iluminação na ponte, o ato de vandalismo de depredar o patrimônio público é errado. “Nossos jovens às vezes são contraditórios, da mesma maneira que vão às ruas ou abraçam causas entorno de direitos, fazem este tipo de coisa. Não há beleza em depredação do patrimônio, não podemos reclamar de bueiros ou cidade sem asfalto, se somos capazes de fazer isso”, frisa a moradora.

Forma de protesto
Já para outros internautas a ação é uma forma de protesto, por causa da falta de manutenção e policiamento no trecho próximo a ponte. “Vandalismo? Eu vi sim ali, uma forma de protesto. Porque realmente necessita de luz, manutenção e policiamento nos trechos que ligar Pedro Afonso as outras cidades. Talvez não tenha não foi a melhor forma, entretanto o resultado foi obtido que, nesse caso foi chamar a atenção”, destaca um dos comentários.

Falta de manutenção
Em resposta a falta de manutenção da ponte, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Agetoc) disse em nota ao CNN que esta aguardando a assinatura do contrato e a dotação orçamentária para seja expedida da ordem de serviço. Porém, não foi informada uma data para início dos serviços.

A ponte sobre o rio Tocantins foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2007. A obra tem 1.060 metros de extensão e uma localização estratégica, que liga a região Norte à Amazônica e ao Nordeste, através da ligação das rodovias federais BR-153 e BR-010 a BR-235, a qual a ponte está integrada.

 

Leia por Assunto: Pedro Afonso Ponte Rio TocantinsTupirama
Veja Também