quarta, 07 de dezembro de 2016
21º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

CONSCIENTIZAÇÃO

Governo do Estado e Prefeitura de Santa Maria realizam ação de combate à dengue

22/03/2016 16h10 - Atualizado em 23/03/2016 11h57
Governo do Estado e Prefeitura de Santa Maria realizam ação de combate à dengue Estudantes participaram da mobilização

Uma grande mobilização social realizada na manhã desta terça-feira,22, chamou a atenção dos moradores da cidade de Santa Maria do Tocantins, a 257 quilômetros de Palmas. Por meio de uma ação conjunta entre o Governo do Estado, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura Municipal de Santa Maria do Tocantins, alunos de duas escolas municipais e também usuários do Centro de Convivência, alertaram sobre os perigos causados pelo mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, febre chikungunya e também do zika vírus.

Segundo o diretor executivo da Defesa Civil Estadual, o major bombeiro Diógenes Madeira, as ações de combate ao mosquito já foram realizadas em três outras cidades tocantinenses. “Com o apoio das prefeituras municipais, já realizamos ações nas cidades de Miracema do Tocantins, Peixe, hoje em Santa Maria e na próxima semana, no município de Pugmil”, afirmou. Ainda segundo o diretor executivo, estão previstas mobilizações nos municípios da região do Bico do Papagaio, nos próximos 15 dias.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente do município de Santa Maria, Angelita Reinke, a participação da comunidade no combate ao mosquito causador da dengue precisa ser intensificada. “Não adianta só o poder público fazer a sua parte, não adianta apenas os estudantes nos ajudarem nestas ações. Toda a população precisa colaborar”, afirmou. Para a secretária municipal de saúde, Kelma de Souza França, apesar das notificações da doença na cidade serem baixas, todos os moradores de Santa Maria precisam colaborar. “Nossas equipes de saúde sempre identificam lixo e material que acumula água nos quintais dos moradores. As pessoas precisam tomar a consciência de que as doenças causadas pelo Aedes aegypti são graves e podem levar à morte”, frisou.

Defesa Civil
Em parceria com as prefeituras municipais, a Defesa Civil Estadual está realizando ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti. Nas atividades são entregues folhetos explicativos, além de informações aos moradores sobre como manter limpos e livre de focos do mosquito, quintais, lotes particulares e estabelecimentos privativos. (Texto e foto Wherbert Araújo/Secom)

Veja Também