sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

ÓRGÃO CONSULTIVO

Comunidade pedroafonsina pode participar de reuniões do Conselho de Saúde

15/05/2016 11h58 - Atualizado em 16/05/2016 16h30

Kaio Costa

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Pedro Afonso está com nova formação para a gestão 2016/2019 e convida a comunidade pedroafonsina para participar de suas reuniões que acontecem toda primeira quarta-feira do mês, na sala do CMS sediada no Conselho Tutelar, que fica na Rua Anhanguera, próximo ao Colégio Estadual Pádua Fleury.

Formado por representantes do Governo, prestadores de serviços da área da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o CMS foi criado no município de Pedro Afonso pela Lei Municipal nº 005/1997 e reestruturado pela da Lei nº 007/2015.

A atual presidente do conselho, Maria Silvana Ramos, reconhece que o trabalho da entidade não recebia a divulgação necessária. “Na minha gestão quero dar visibilidade ao nosso trabalho”, explicou a conselheira representante dos usuários do SUS. Questionada sobre a função do CMS, ela destaca: “acompanhar as demandas que chegam e, no momento, estamos organizando para que a Secretaria de Saúde possa atender a comunidade pelo menos uma vez na semana, na sede do Conselho Tutelar.

Além do atendimento à comunidade, o CMS também atua na formulação de estratégias e no controle da Política Municipal de Saúde, articulando com órgãos das demais esferas governamentais, normatiza diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Saúde, define critérios para programação e execução financeira e orçamentária do Fundo Municipal de Saúde, fiscaliza e acompanha o desenvolvimento das ações e serviços de saúde, promove articulações para a formação e educação continuada dos recursos humanos do SUS, entre outras ações.
 

Veja Também