sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

NO ESCURO

Canavieiras e Aeroporto II receberão iluminação pública, diz secretário

02/04/2016 14h34 - Atualizado em 04/04/2016 11h06
Canavieiras e Aeroporto II receberão iluminação pública, diz secretário Ilustração

Kaio Costa e Silva

Os dois setores mais novos da cidade de Pedro Afonso sofrem com um problema recorrente: a falta de iluminação pública.

Nesta semana, moradores dos bairros voltaram a procurar o CNN para reclamar que o drama persiste e solicitaram ajuda para cobrar do poder público municipal um posicionamento referente à sensação de insegurança que ainda toma conta da região por conta da escuridão. Há relatos de furtos e de pessoas vendendo e consumindo drogas em áreas com baixa luminosidade dos dois setores.

“É um breu sem fim, quando chego à noite da faculdade rezo pra não acontecer nada”, contou uma moradora do Aeroporto II, que preferiu não ter o nome citado.

Manutenção será retomada
Em setembro de 2015, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras, Rivaldo Batista, informou que ainda em outubro daquele ano seria feita a manutenção no Setor Canavieiras, e que o Setor Aeroporto receberia todo o sistema de iluminação pública até o fim de janeiro deste ano.

Nesta segunda-feira, 28, o CNN voltou a ouvir o Rivaldo Batista, para obter informações atualizadas sobre o andamento dos serviços. Ele disse que houve troca de lâmpadas no Canavieiras, assim como solicitado em setembro de 2015. “A manutenção que iniciaremos ainda hoje, segunda [28], é referente a novos problemas no setor”, anunciou.

O atraso na entrega das compras foi a justificativa dada pelo secretário por não ter cumprido o prazo estipulado anteriormente, em relação ao sistema de iluminação pública do Setor Aeroporto II. “Todo o material para a iluminação do setor foi comprado, mas algumas peças ainda não chegaram”. Rivaldo esclareceu que os materiais foram adquiridos de duas empresas diferentes e que só parte da encomenda chegou. “Agora estamos aguardando o restante ser entregue, o que deve ocorrer ainda essa semana. No mais tardar, começaremos na próxima segunda, 4”, concluiu Rivaldo.

Gastos
De acordo com dados expostos no portal da transparência no site da prefeitura de Pedro Afonso – www.pedroafonso.to.gov.br –, no segundo semestre de 2015 e nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura de Pedro Afonso investiu R$ 72.953,59 na aquisição de peças para a manutenção da iluminação púbica em pagamentos às empresas Delvalle Materiais Elétricos e Fabiano Parafusos. A empresa contratada para prestar serviço de manutenção e reparos, Corfio Materiais Elétricos, recebeu no mesmo período R$ 95.022,00.

Veja Também