quinta, 08 de dezembro de 2016
22º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

PRÊMIO INNOVARE

Unidade Prisional Feminina recebe placa comemorativa

06/06/2016 15h27 - Atualizado em 06/06/2016 15h40
Unidade Prisional Feminina recebe placa comemorativa Fred Alves

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, e o representante do Prêmio Innovare, Altivo José da Silva Júnior, estiveram em Pedro Afonso na tarde da última sexta-feira, 3 de junho, para entregar uma placa comemorativa pela premiação recebida em 2015 do Instituto Innovare. Na ocasião, foram recebidos por autoridades locais e pelo diretor do Foro e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Pedro Afonso, juiz Milton Lamenha de Siqueira. A placa comemorativa foi afixada no prédio da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso.

O Prêmio
O projeto “Ressocialização Socioambiental”, realizado na Comarca de Pedro Afonso em parceria com a Vara Criminal, a diretoria da Unidade Prisional e o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) foi premiado com o 2º Lugar na categoria Justiça e Cidadania. O projeto foi idealizado por Cristiane Lacerda, na época coordenadora da Unidade Prisional, pelo juiz da Comarca, Milton Lamenha e pelo professor Fabrício Rocha de Sousa, do grupo Amigos do Meio Ambiente. A iniciativa tinha por objetivo a ressocialização de 20 reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso por meio de ações socioambientais. As beneficiadas construíram um jardim ecológico e uma horta dentro da Unidade, além de uma praça ecológica na entrada da cidade.

Humanização
Para o juiz Milton Lamenha, idealizador do projeto, “a ressocialização passa pela humanização da pena. Quando as presas são tratadas com respeito se sentem novamente parte da sociedade”. Com esse pensamento, e seguindo o que prevê a Lei de Execução Penal (LEP), o magistrado apoia projetos e realiza iniciativas que vêm mudando a rotina das reeducandas da Unidade Prisional Feminina.

Innovare
Segundo o representante do Prêmio Innovare, Altivo José, “o estado do Tocantins serve de exemplo para o resto do país com essa iniciativa. Se todos os detentos tivessem acesso a oportunidades como essa o sistema carcerário brasileiro seria muito mais eficiente”, finalizou.

Poder Judiciário
De acordo com o desembargador Ronaldo Eurípedes o reconhecimento do Prêmio Innovare mostra que o trabalho que vem sendo realizado pelo Poder Judiciário do Tocantins está no caminho certo. “Nosso Judiciário vem trabalhando no sentido de modernizar o sistema de justiça, seja com tecnologia, seja com boas práticas como essa, que dão mais dignidade aos detentos para que estes possam retornar para a sociedade”, frisou o presidente. (Da Ascom TJTO)

Veja Também