sábado, 03 de dezembro de 2016
22º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Política

SEM DÚVIDAS

23ª ZE orienta partidos políticos para eleições 2016

02/06/2016 14h03 - Atualizado em 06/06/2016 10h32
23ª ZE orienta partidos políticos para eleições 2016 Divulgação

Cerca de 60 representantes de partidos políticos da 23ª ZE de Pedro Afonso, que abrange os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono e Tupirama participaram, na tarde da quarta-feira, 1º de junho, de um treinamento sobre prestação de contas eleitorais, abuso de poder econômico e político, registro de candidatura, convenções e propaganda eleitoral.

O evento é uma das fases dos preparativos para as eleições 2016, em que a Justiça Eleitoral orienta os pretensos candidatos e partidos políticos contra futuras práticas de ilícitos eleitorais que podem levar à perda de mandato eletivo.

O encontro foi realizado na sala multiuso do cartório eleitoral da 23ª ZE, durante todo o dia, com a presença do juiz eleitoral Milton Lamenha, o promotor eleitoral, Luís Antônio Francisco, o chefe de cartório Wagner Mansur e o chefe da Seção de Contas Eleitorais, Rafael Monteiro Gagini.

De acordo com o chefe de cartório da 23ª ZE, Wagner Mansur, os convidados puderam esclarecer suas dúvidas e receberem informações sobre as principais regras para o pleito. “Os maiores questionamentos foram sobre a forma de convocação das pessoas para as convenções partidárias, prazos e validades das certidões. Outra dúvida também esclarecida diz respeito à propaganda eleitoral, principalmente sobre a utilização do carro de som, distribuição de santinhos, comícios e uso das redes sociais facebook e whatsapp”, explicou.

Os presidentes de partidos também receberam esclarecimentos sobre abuso de poder político e econômico, com o juiz da 23ª ZE, Milton Lamenha, o qual expôs as principais condutas dos pretensos candidatos a prefeito e vereador que podem configurar crime eleitoral.

Ao final do encontro foram distribuídas cartilhas sobre a Reforma Eleitoral e Calendários das Eleições 2016.

As mesmas estão disponíveis na versão digital (pdf) no site: www.tre-­to.jus.br.
 

Veja Também