quarta, 07 de dezembro de 2016
21º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

GRATUITO

Jovens do cursinho do 3º BPM destacam incentivo para aprovação em concurso

27/05/2016 15h49 - Atualizado em 30/05/2016 13h51
Jovens do cursinho do 3º BPM destacam incentivo para aprovação em concurso Márcia Rúbia

Terminou na noite da terça-feira, 24 de maio, a primeira turma do Cursinho Comunitário preparatório para concursos públicos realizado pelo 3º BPM – Batalhão Tocantins, com sede em Pedro Afonso. Aproximadamente 50 alunos concluíram o cursinho que iniciou no dia 11 de janeiro deste ano.

Além de Pedro Afonso, jovens de cidades vizinhas como Tupirama, Bom Jesus, Itacaja e Recursolândia também puderam participar.

Durante os quatro meses de curso foram aplicadas disciplinas do edital do concurso da Polícia Militar de 2013 como língua portuguesa, redação noções informática, noções de direito, conhecimentos regionais, atualidades, e raciocínio lógico. As matérias foram ministradas por militares voluntários do 3ºBPM, com formação na área.
O cursinho foi gratuito e os alunos tiveram à disposição apostila para fazerem cópias do conteúdo ensinado.

Além das aulas teóricas, que aconteceram de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h30, houve ainda treinamento físico com dicas para o Teste de Aptidão Física (TAF), sendo esta a segunda fase para os possíveis candidatos aprovados no concurso da PM.

Oportunidade
Para os alunos que participaram, esta foi uma ótima oportunidade para estudarem e conseguirem a aprovação em um concurso, como explicou Elielson dos Santos Campos, morador de Pedro Afonso.

“Tenho 29 anos e no momento sou analista de TI e este foi o primeiro passo para buscar a aprovação num concurso. Vou fazer o da PM e estou de olho em outros que vão surgir. As matérias foram bem ministradas com ótimos recursos. Foi um incentivo para continuar buscando aprender mais”, afirmou Campos.

Já a estudante Aline Torres, 17 anos, também moradora de Pedro Afonso, considerou a preparação o primeiro passo para realização dos seus sonhos. “Foi muito importante e as aulas foram muito bem ministradas. Em muitas áreas não tínhamos noção nenhuma e conseguimos aprender, como noções de direito. Fomos orientados qual caminho seguir. Quero passar no concurso, ter estabilidade para realizar meu sonho de fazer faculdade de odontologia”, destacou a jovem.

O cursinho
Devido à falta de opções em cursinhos preparatórios para concurso e demais certames, o Cursinho Comunitário do 3º BPM surgiu para incentivar e preparar os jovens de Pedro Afonso e região.

Para o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Miranda, os objetivos foram alcançados e foi possível despertar nos jovens o interesse pelos estudos e qualidade de vida.
“Vemos como muito positivo esse período de aulas ministradas por policiais militares, de forma voluntária, pois, temos a certeza de que os objetivos foram alcançados, ao despertar nos jovens o interesse pelos estudos, em busca de melhores condições de vida. O primeiro passo foi dado e agora só dependerá do esforço de cada um para dar continuidade aos estudos e aprimorar aquilo que foi repassado em sala de aula”, afirmou o tenente-coronel.

Ainda de acordo com Miranda, o 3º BPM está na torcida para que os participantes do Cursinho Comunitário consigam ser aprovados no Concurso Público da Polícia Militar do Tocantins e permaneçam na região prestando serviços em prol da segurança pública e desta comunidade.

Para o subcomandante do 3º BPM e organizador do Cursinho Comunitário, capitão Reis, os resultados foram positivos. “Esta foi uma oportunidade dada aos nossos jovens de estarem mais preparados para o concurso da PM que já foi anunciado e está previsto para agosto. Também foram orientados como estudarem e buscarem a aprovação”, ressaltou.

Além de todos os fatores positivos citados, a aproximação da Polícia Militar com a comunidade foi importante também durante as atividades do cursinho. (Da Ascom 3º BPM)


 

Leia por Assunto: 3º BPM Pedro Afonso
Veja Também