sexta, 09 de dezembro de 2016
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Segurança e Justiça

PIONEIRISMO

Primeira sala de depoimento com audiovisual do TO é instalada em Pedro Afonso

09/06/2016 10h22 - Atualizado em 10/06/2016 08h08
Primeira sala de depoimento com audiovisual do TO é instalada em Pedro Afonso Divulgação SSP

Foi inaugurada na noite da sexta-feira, 3 de julho, em Pedro Afonso, a primeira sala de depoimento com audiovisual do Tocantins. A estrutura funciona na 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Pedro Afonso com todos os procedimentos totalmente digitalizados.

Uma parceria entre a 11ª DRPC e o Poder Judiciário de Pedro Afonso, possibilitou a instalação de equipamentos, permitindo o registro de voz e imagens de réus e testemunhas que prestarem depoimentos naquela delegacia de polícia.

A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes de Sousa, e várias autoridades estaduais e municipais.

De acordo com o juiz da Comarca, Milton Lamenha de Siqueira, a ideia de criar uma sala de registros de depoimentos surgiu devido às dificuldades de confrontar depoimentos coletados durante a segunda etapa da operação Renascimento II, desencadeada no município em 29 de julho de 2015.

“Quando se adota o registro dos depoimentos com audiovisual, acaba-se com o problema da contradição. É mais garantia para a Polícia Civil, além de melhorar o ambiente de trabalho, proporcionar maior idoneidade, reduzindo o tempo de tramitação do processo. O Tocantins, atualmente, é exemplo para todos os Estados da Federação”, afirmou o juiz.



O delegado regional, Wlademir Costa Mota Oliveira, destacou a importância da parceria firmada com o Poder Judiciário. Segundo Wlademir Costa, sem a parceria, não seria possível alcançar os avanços na qualidade do serviço prestado à sociedade. O delegado lembrou que a Delegacia de Polícia é um local de busca da democracia, onde o cidadão de bem espera ser amparado pelo Estado. “Hoje, quem vir aqui, nessa delegacia, vai ser ouvido numa sala apropriada e nos orgulha muito prestar esse trabalho à sociedade”, ressaltou.

A união de esforços foi enaltecida na fala do diretor de Polícia do Interior, Marcio Girotto Vilela, que reafirmou a importância da parceria entre os poderes. “A união de esforços nos permitiu, em um curto espaço de tempo, viver isso hoje. Tenho certeza de que estamos dando um importante passo para um novo e revolucionário trabalho, tanto para Polícia Civil, quanto para o Ministério Público e o Judiciário”, afirmou. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça disse estar orgulhoso com o trabalho das polícias Civil e Militar do Tocantins, colocando-as entre as melhores do País.

O desembargador Ronaldo Eurípedes disse ainda que o Tocantins é o único estado brasileiro a ter processos 100% eletrônicos, e se comprometeu a firmar novas parcerias para implantar o mesmo sistema de coleta de depoimentos por audiovisual em todas as delegacias, sedes de Comarcas. “Vou cuidar disso pessoalmente com o governador Marcelo Miranda. Onde tivermos Comarcas, iremos implantar uma sala como esta”, declarou, citando como exemplo a sala recém-inaugurada. (Com informações de Juscelene Melo / Governo do Tocantins)
 

Veja Também