segunda, 20 de novembro de 2017
25º Min 36º Max
Pedro Afonso - TO

Economia

COOPERATIVA

Sicredi comemora 28º aniversário

26/08/2016 15h54 - Atualizado em 29/08/2016 09h44
Sicredi comemora 28º aniversário FRED ALVES

Colaboradores e associados de Pedro Afonso festejaram na manhã desta sexta-feira, 26, o aniversário de 28 da cooperativa de crédito Sicredi União MS/TO.
A unidade do município foi inaugurada em 23 de janeiro de 2013 e conta atualmente com sete colaboradores e 698 associados. Tem como gerente Paulo Melo.

Diferencial
A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que, em vez de clientes, o Sicredi tem associados, que são os donos do negócio, participam das decisões da cooperativa, independentemente do capital investido, cada associado tem o mesmo poder, pois vale a regra "uma pessoa, um voto". Além de participar das decisões, os sócios também participam da distribuição das sobras da cooperativa, pois os resultados são partilhados entre todos os associados, de acordo com a movimentação financeira de cada um.

História
A cooperativa foi constituída em 26 de agosto de 1988 por 45 servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e ganhou o nome de CRED-UFMS, depois de mais de dois anos de discussões e planejamentos, que trazia na vontade dos seus fundadores as sementes de uma das suas máximas: “desenvolver-se ou desenvolver-se”.

A adesão ao Sistema Sicredi ocorreu em 1998 e em dezembro de 2012, a então Sicredi Federal MS foi transformada em Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados União Mato Grosso do Sul. Em meados de 2015 passou a atuar no estado de Tocantins e Oeste da Bahia. Com a edição da nova regulamentação do Banco Central do Brasil para as cooperativas de credito brasileiras, no início de 2016 a Cooperativa passou para a categoria Plena, principal classificação do SNCC-Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

Hoje, a cooperativa tem cerca de 36 mil associados e atua nos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia. Com foco no crescimento, nas necessidades dos associados e na geração de desenvolvimento para a comunidade onde está presente, a cooperativa apresenta resultados positivos ano a ano, demonstrando a credibilidade e confiança daqueles que acreditam e investem em um empreendimento de todos. (Com informações do Sicredi)
 

Leia por Assunto: Pedro Afonso Sicredi
Veja Também