Cidades

47 ANOS

Guara comemora aniversrio com bolo gigante e homenagens a pioneiros

11/04/2017 11h47 - Atualizado em 13/04/2017 06h19
Portal CNN
Pioneiros de Guara receberam homenagem - Fotos: F. Oliveira

Henrique Lopes

O município de Guaraí completa nesta terça-feira, 11 de abril, 47 anos de emancipação política. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura de Guaraí iniciou na noite desta segunda, 10, com uma grande festa, a programação para celebrar a data especial.

A abertura oficial contou com a participação de diversas autoridades regionais e estaduais, entre elas, a prefeita Lires Ferneda e seu esposo, o ex-prefeito Genésio Ferneda, vereadores, secretários municipais, autoridades militares, os deputados estaduais Luana Ribeiro (PDT), Olyntho Neto (PSDB) e Valdemar Júnior (PMDB), além de representante do senador Ataídes de Oliveira (PSDB).

Um bom público prestigiou o evento realizado no Parque de Exposições de Guaraí.

A celebração teve início com uma benção ecumênica feita pelo pastor Juvenal Medeiros e o padre Eduardo, seguida de homenagens a dez personalidades guaraienses que muito já contribuíram com o município.

Na oportunidade foram homenageados Franco Moreira, Nilson Almeida de Castro (Nilsinho), Almerindo Alves de Sousa, Joaquim Pereira dos Santos (Quincas), Pastor José Leandro de Sousa, Luiz Vieira de Sousa (Luizão do Botafogo), Adenir de Freitas (Denny), Raimunda Silva Fontinele, Isabel Rodrigues da Cunha, Maria Luiza Carvalho de Oliveira e Olivia Rosa da Silva.

Segundo a professora aposentada e catequista, Olivia Rosa da Silva, foi uma honra ser homenageada durante o aniversário da cidade. “Cheguei em Guaraí em 1982, fui estudante aqui e após me formar em pedagogia comecei a trabalhar na educação e também como catequista, por mais de 20 anos. Muitos dos vereadores, secretários, entre outras autoridades, foram meus alunos e hoje é uma honra receber essa homenagem e perceber que meu trabalho é reconhecido”, destacou emocionada a pedagoga.

Conhecido como “Rei do Arreio”, Franco Moreira da Silva afirma que ter este reconhecimento em uma noite tão especial é motivo de muita emoção. “Trabalho há muito tempo no município de Guaraí, montando arreios, criei meus filhos aqui. É gratificante ter esse reconhecimento, ainda mais nós que somos simples”, revelou.
Após as homenagens ocorreu os parabéns, cantado durante o corte de um bolo com 47 metros de comprimento, em seguida servido aos moradores e visitantes que foram prestigiar a festa.


A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, agradeceu a todos os moradores e destacou que são eles os donos da festa. “Eu tenho muito orgulho de ser gestora desta cidade, pois temos um povo que anda de mãos dadas para a melhoria da cidade. Esta festa é do povo de Guaraí e eu só tenho a agradecer por todo o apoio dado pelo povo à gestão”, ressaltou.

A banda Forró Rasgado fechou a noite com show marcado pela mistura de ritmos.








Programação continua

Nesta terça-feira, 11, a programação seguiu com corrida de rua. A largada ocorreu no Parque de Exposições e os atletas percorreram as principais ruas e avenidas de Guaraí. Pela manhã ainda foi realizada Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Pedro.

Já no Parque de Exposição foram ofertados serviços públicos como verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e glicemia, vacinação contra febre amarela, vacinação contra HPV, tanto para meninas de 9 a 13 anos, como para meninos de 12 a 13 anos, além de vacinação meningocócica C conjunta, para meninos e meninas de 12 e 13 anos.

A tarde ocorreu a final do Campeonato Municipal de Futebol 7 Society Entre Bairros de Guaraí, no Estádio Delfinão e o aulão de zumba, no Parque de Exposições.

A noite também no Parque de Exposições a festa ficou por conta de shows com mais de 20 artistas locais, fechando a programação.


 

Leia por Assunto: Aniversrio GuaraLires Ferneda