sexta, 15 de dezembro de 2017
23º Min 26º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

VOLUNTARIADO EM PEDRO AFONSO

Cooperativas apresentam o Dia de Cooperar 2017

18/05/2017 16h46 - Atualizado em 22/05/2017 09h26
Cooperativas apresentam o Dia de Cooperar 2017 Henrique Lopes

Cerca de 120 pessoas acompanharam na manhã da quinta-feira, 18, o lançamento do Dia de Cooperar 2017. O evento, realizado no Ginásio de Esportes Ademar Amorim, foi realizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e Sicredi, e marca o início das ações do Dia C, que neste ano tem o tema “Atitudes simples movem o mundo”.

Durante a abertura, alunos da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso apresentaram as ações que serão realizadas neste ano. A grande novidade é que, mesmo sendo mobilizadas durante o Dia C, as atividades desenvolvidas pelas cooperativas serão contínuas e desenvolvidas durante todo o ano.
O evento contou com a realização de jogos cooperativos.

Nesta edição, as cooperativas também pretendem estimular seus cooperados e a comunidade a desenvolverem projetos socioambientais que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Para a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, o evento serviu para internalizar a proposta do projeto, principalmente entre as crianças, que serão uma das grandes precursoras das ações desenvolvidas. “Muitas ações que nós fazemos podem ser inseridas nas ODS. Foi um momento bem esclarecedor para a comunidade e, principalmente, para as crianças que ainda não tinham conhecimento da importância das ações desenvolvidas durante o Dia C”, revela Silvana.

Já a presidente da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, Gleide Américo de Azevedo, lembrou que o lançamento possibilitou um momento de união que irá proporcionar ações em prol da melhoria da comunidade pedroafonsina. “Nossas cooperativas juntamente com nossos parceiros tem o dever de contribuir com a sociedade. E desde cedo, na escola, podemos trabalhar com as crianças, a importância de ajudar ao próximo”.

Rosália Oliveira, diretora da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, explica que o objetivo principal das ações é fazer com que os envolvidos voltem seus olhares para os seus semelhantes. “A importância do Dia C é desenvolver nas crianças, jovens e toda a população o intuito de fazer algo pelo próximo, que é um dos princípios do cooperativismo”, afirmou.

“O Dia de Cooperar é um evento onde as cooperativas somam forças, de forma solidária e cooperada, para desenvolver ações que revertam no bem-estar social da comunidade. São ações de grande importância, que nos remete a necessidade de agirmos em cooperação, pensando no desenvolvimento sustentável de nossa sociedade”, avaliou o gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Adroaldo Kertesz de Macedo e Souza, ressaltando ser muito importante, não somente a participação das cooperativas, mas o envolvimento da sociedade como um todo.

Devido a compromisso em outro estado, o presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, não esteve presente na cerimônia de lançamento do Dia C em Pedro Afonso, mas enviou um recado, através de um vídeo, às cooperativas, cooperados, parceiros e voluntários.

“É com muita satisfação que estamos aqui hoje, em um momento de celebração. São três cooperativas que tem uma longa tradição em ações em prol da comunidade, o que leva Pedro Afonso a ser reconhecida como a Capital Tocantinense do Cooperativismo. Isso nos orgulha e esperamos que, novamente, possamos ser exemplos de cidadania no Dia de Cooperar”, ressaltou Khouri.

Parceiros
A secretária de Educação de Pedro Afonso, Liliana Cristofari, acredita que toda iniciativa que vem para beneficiar a comunidade é importante e que parcerias assim ajudam a mudar a vida das pessoas. “Eu venho de uma cooperativa e a ideia da celebração desse dia, que não é apenas um dia, mas ações que são executadas durante todo o ano vêm para criar uma corrente do bem em prol da comunidade”, destacou.

Já o fundador do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), Fabrício Rocha, agradeceu o convite para mais um ano de colaboração e ressaltou o apoio das cooperativas aos projetos desenvolvidos pelo AMA. “Fomos um dos grandes beneficiados durante as ações do Dia de Cooperar em Pedro Afonso, através da junção das cooperativas conseguimos construir e manter praças ecológicas e intensificar ações socioambientais dentro do município. É muito importante para toda a população e ficamos muito gratos pela realização durante mais esse ano”, frisou o educador.

Conheça os projetos que as cooperativas de Pedro Afonso realização no Dia C 2017

Atendendo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela ONU em 2015, as ações que serão adotadas pela Coapa, Coed e Sicred são:
Aquecendo corações
O projeto tem o objetivo de arrecadar roupas, alimentos e livros que serão doados as pessoas mais carentes de Pedro Afonso.
Público Alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade social

Laços de Amizades - Memórias Vivas
Mensalmente voluntários irão realizar visitas e escrever o diário de momentos vividos, além de oferecer atividades como dança e exercícios físicos funcional para os idosos.

A meta é conhecer as histórias dos idosos residente no lar. Na ocasião será escrito um diário de momentos convividos que se tornará um livro com o nome Memórias Vivas e posteriormente o lançamento da obra, em parceria com a Coapa e o Sicredi.
Público Alvo: Idosos da Casa do Idoso
Contando histórias pelo bairro
Os voluntários realizarão visitas a casas do bairro Belas Vista II, para leitura de livros e empréstimos dos mesmos. Uma estante expositiva com livros para empréstimos para a comunidade do bairro, também estará disponível na Coed.
Público Alvo: Adultos e idosos do Setor Bela Vista II, em Pedro Afonso.

Apae: Cooperação de amor
Tem o objetivo de tornar a APAE de Pedro Afonso um local mais agradável e adequado às importantes atividades ali realizadas, através de campanhas e ações que buscam atender as demandas prioritárias da instituição e de seus alunos.
Público Alvo: Alunos atendidos pela APAE

Ribeirão com vida
Através de parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente, a Prefeitura de Pedro Afonso, Naturatins e moradores das margens do Ribeirão, as cooperativas pretendem revitalizar as margens, protegendo o curso de água do riacho, além de ações de conscientização com a população.
Público alvo: População ribeirinha do Ribeirão

A Praça IFTO é nossa!
Vai realizar um cronograma de manutenção da praça, onde os parceiros cuidem das árvores, plantas, pedras e garrafas pet.
Público Alvo: População pedroafonsina


 

Leia por Assunto: Coapa Coed Dia C 2017 Sicredi Voluntariado
Veja Também