Memória

PAIXÃO DE CRISTO

Encenada por jovens, Via Sacra reúne católicos em Pedro Afonso

15/04/2017 09h20 - Atualizado em 16/05/2017 14h24
Portal CNN Público acompanha encenação da Via Sacra

Texto e fotos: Henrique Lopes

A comunidade católica de Pedro Afonso se reuniu no início da noite do dia 14 de abril de 2017, para acompanhar a tradicional Via Sacra, apresentação que relembra as últimas horas de Jesus antes de sua morte.

Encenado por cerca de 40 integrantes do grupo Jovens Amigos a Caminho da Esperança (JACE), a representação do caminho feito por Jesus até o calvário começou em frente à Igreja Matriz São Pedro e percorreu diversas ruas e avenidas até a Praça da Matriz.

Segurando velas e entoando cânticos e orações, os fiéis recordaram as 14 estações da Paixão de Cristo.

O auxiliar de escritório Amadeus da Silva Alves lembra da importância do rito aos cristãos e a tradição da encenação da Via Sacra no município de Pedro Afonso. “É um momento que todos nós da comunidade participamos. É um dia para se lembrar do sacrifício feito por Jesus para que possamos ter a vida eterna, além de ser uma tradição de Pedro Afonso, pois todos os anos nós, fiéis, nos reunimos para lembrarmos os últimos passos de Jesus”, descreveu.

Em oração durante toda a caminhada, a irmã Francisca Cleonilde destaca o simbolismo por trás da encenação da Paixão de Cristo. “Não podemos esquecer que é pela cruz que vem a nossa salvação, como cantamos mais cedo e agora voltamos a cantar agora que esses dois riscos, que formam a cruz, são nossa herança eterna. Hoje vimos a vida, a dor e morte de Jesus e domingo teremos a sua redenção”, disse a representante da Igreja Católica.

Emocionada após o término da apresentação, irmã Francisca ainda agradeceu aos jovens pela colaboração em passar a mensagem aos fiéis. “Eu agradeço a Deus e aos nossos jovens que durante toda a Quaresma refletiram e rezaram esta oração da via sacra, que simboliza a paixão e morte do nosso senhor Jesus Cristo”, completou.

Fazendo o papel de Jesus, o operador de produção André Cardoso, de 31 anos, afirma que é gratificante participar da encenação e levar a mensagem bíblica a toda comunidade. “Sempre que a comunidade católica me chama eu participo, com essa já são seis edições que faço o papel de Jesus e é sempre muito gratificante está aqui, neste dia em que celebramos o sacrifício feito por Deus a todos nós, está passando essa mensagem”, declarou André.





Clique aqui e confira mais fotos. 

Leia por Assunto: Pedro Afonso Via Sacra