quarta, 23 de agosto de 2017
23º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

SUAS

Pedro Afonso realiza Conferência de Assistência Social

15/06/2017 14h44
Pedro Afonso realiza Conferência de Assistência Social Divulgação

Foi realizada nesta quarta-feira, 14, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, a VI Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, o encontro contou com a presença de 200 pessoas e teve como objetivo traçar metas, ações e propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a ser discutido durante a XI Conferencia Estadual que será realizada entre os dias 18 e 19 de outubro, em Palmas.

Para a secretária de Trabalho e Assistência Social, Luciane Fialho, a conferência de assistência social é um dos principais espaços de diálogo e construção da política socioassistencial.

“É o lugar onde a comunidade tem oportunidade de propor melhorias para as ações que já são desenvolvidas, bem como sugerir novas atividades de acordo com a realidade atual da população. O momento de levar as dificuldades enfrentados no dia a dia a nível estadual e nacional. Portanto é importante a participação e envolvimento de todos para que possamos avançar na garantia dos direitos dos usuários”, frisou.

Propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS, quatro quatro eixos foram analisados pelos participantes da conferência, sendo eles:

Eixo 01: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
Eixo 02: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
Eixo 03: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
Eixo 04: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A partir da discussão dos eixos foram propostas dez ações e propostas a serem deliberada dentro dos municípios, seis a nível estadual e quatro indicações para serem implantadas em todo o território nacional.

Além das propostas foram eleitos pelos participantes os membros da delegação que irá representar o município de Pedro Afonso na Conferência Estadual de Assistência Social, ficando eleitas como delegadas representantes governamentais a diretora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Luzenir Gomes Lima Guida e a servidora Maria Alice da Silva Santos. Já representando a sociedade civil organizada foram escolhidas a agente de Desenvolvimento Humano da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa), Maria Silvana Ramos, e a servidora pública Edivania Cristiane Honório de Lima Lopes.

Maria Silvana destaca que o encontro foi muito produtivo e que é necessário que mais espaços como esses sejam criados para que a população possa participar. “No meu grupo de discussão, por exemplo, as pessoas foram muito espontâneas e participaram mesmo. A comunidade, se sabedora de seus direitos, tem muito a contribuir com os poderes públicos. Gostei muito e parabenizo a Secretaria de Trabalho e Assistência Social pelo evento, pois foi perfeito e tenho certeza que atingiu os objetivos”, afirmou Silvana. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)

 

Leia por Assunto: Pedro Afonso
Veja Também