sexta, 15 de dezembro de 2017
23º Min 26º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

DIA C

Campanha de cooperativas quer melhorar estrutura da APAE

09/07/2017 13h57 - Atualizado em 19/07/2017 17h22
Campanha de cooperativas quer melhorar estrutura da APAE Divulgação

O encerramento do primeiro semestre letivo de 2017 da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Afonso, na manhã da quarta-feira, 28 de junho, foi marcado pela abertura do projeto Apae: Cooperação de amor, realizado pelas cooperativas pedroafonsinas durante as atividades do Dia de Cooperar 2017, uma grade ação de voluntariado.

A unidade educacional que atualmente atende 96 alunos recebe o apoio da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi desde a primeira edição do “Dia C”, em 2014. Neste ano, o foco da campanha é arrecadar recursos financeiros e mão de obra para a conclusão das obras de melhoria do espaço físico, que já conta com galpão e um bloco com salas de aulas, construídos durante outras edições do evento cooperativista.

Segundo a presidente da Apae, Maria Jucileide Lustosa França, a campanha vai trazer melhorias para os alunos da unidade. “Estamos encerrando o semestre de uma maneira muito bonita, que é receber a visita das cooperativas para lançarmos a campanha que vai arrecadar fundos para a melhoria da estrutura, uma necessidade urgente da Apae. Sempre tivemos o apoio das cooperativas e com as ações do Dia C acreditamos que logo conseguiremos concluir as obras que irão garantir mais conforto aos nossos estudantes”, destacou a presidente.

Entre as necessidades emergenciais destacadas pela presidente da instituição estão a construção do muro e o término das instalações elétricas do novo bloco de salas de aulas e administrativas.

A diretora da instituição, Gerônima Rodrigues da Silva, afirmou que a atenção dada pelas cooperativas à associação vem enriquecendo as ações desenvolvidas pela Apae de Pedro Afonso. “Como fruto desta parceria já construímos um galpão, o bloco de salas e isso é muito importante para que possamos desempenhar um trabalho mais efetivo no dia a dia com os alunos”, afirmou.

Uma das fundados da instituição, a professora aposentada Nereida Belarmino também destacou a parceria e o apoio dado pelas cooperativas, lembrando que “sozinhas as pessoas podem ser fracas, mas juntas são fortes nas causas que abraçam”.

Cooperação
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri a parceria com a instituição vem aumentando a cada edição do Dia de Cooperar.

“É um trabalho nobre que dignifica toda uma comunidade e nós nos sentimos honrados de colaborar, de estarmos juntos através das diversas parcerias com a Apae. É um momento de troca, em que recebemos o carinho, afeto e retribuímos por meio das ações realizadas aqui. Não nos importa a dimensão financeira, mas o amor, o cuidado e dedicação que todos os envolvidos mostram durante esse trabalho”, revelou emocionado.

A diretora Coed, Rosália Oliveira, ressaltou a dedicação dos funcionários da Apae e afirmou que o dia foi de celebrar o compromisso das cooperativa com essa associação. “A cada edição em que realizamos o Dia C na Apae vemos que renasce a esperança, pois conhecemos a história e sabemos de luta e determinação das pessoas envolvidas com esse belíssimo projeto. E estamos aqui para ajudar para que eles continuem fazendo a diferença na vida das pessoas”, frisou Rosália.

O gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Adroaldo Kertesz, acredita que a iniciativa irá fortalecer não apenas a estrutura física da instituição, mas a inclusão dos portadores no meio social. “É uma forma de dar visibilidade às demandas da Apae e também de garantir o fortalecimento do trato igual frente a inclusão dos portadores de necessidades especiais dentro da sociedade”, ressaltou.

Em breve serão divulgadas as informações para quem desejar contribuir com o projeto estrutural da Apae de Pedro Afonso.

Conheças as ações realizadas pelas cooperativas pedroafonsinas durante o Dia de Cooperar 2017:

Aquecendo corações - Arrecadar roupas, alimentos e livros que serão doados as pessoas mais carentes de Pedro Afonso.
Laços de Amizades e Memórias Vivas - Dedicado aos moradores do Lar do Idoso de Pedro Afonso, onde serão realizadas visitas e escrito um diário com as memórias, que posteriormente vai virar um livro.

Contando histórias pelo bairro - Voluntários realizarão visitas a casas do bairro Bela Vista II, para leitura e empréstimos de livros para a comunidade.
Apae: Cooperação de amor - Tornar a APAE de Pedro Afonso um local mais agradável e adequado através de ações que buscam atender as demandas prioritárias da instituição e de seus alunos.

Ribeirão com vida - Revitalizar, em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente, a Prefeitura de Pedro Afonso, Naturatins e moradores, as margens do riacho, protegendo o curso de água, além de ações de conscientização com a população.

A Praça IFTO é nossa! - Ação dedicada à manutenção da praça, onde os parceiros cuidem das árvores, plantas, pedras e garrafas pet.



 

Veja Também