Poltica

REUNIO EM BRASLIA

DNIT diz que autorizao para licitao da BR-235 depende de incluso de nota tcnica no PAC

20/09/2017 09h43 - Atualizado em 22/09/2017 15h38
Portal CNN
Divulgao

Da Redação 

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), cumpriu nessa terça-feira, 19, agenda em Brasília (DF), onde visitou ministérios em busca de melhorias para a população do seu município. A viagem teve por objetivo destravar e acelerar a liberação de recursos de forma a garantir a conclusão de obras.

Na primeira agenda do dia, Jairo Mariano, acompanhado do prefeito de Rio Sono, Dr. João, do deputado federal Vicentinho Jr. (PR) e do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Tocantins, Eduardo Suassuna, esteve em reunião com o diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira. Na oportunidade foi tratado sobre a agilidade nos processos de liberação das obras da BR-235, em nossa região conhecida como estrada da CBPO, e BR-010.

Em entrevista ao Portal CNN na manhã desta quarta-feira, 20, Jairo Mariano disse que o diretor geral do DNIT informou que para autorizar a licitação para realização da pavimentação do trecho da primeira fase de obras do Lote 02, que possui 69 km e liga o município de Centenário à divisa do estado do Tocantins com o Maranhão – no valor de R$ 22 milhões e que foi destinado pelo deputado Vicentinho Jr. em emenda ao Orçamento da União de 2017– será necessário fazer uma nota técnica e incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A medida está sendo providenciada, mas não foi dado um prazo.

“Estamos acompanhando atentamente o andamento de cada etapa, como a liberação da licença ambiental e elaboração dos projetos de viabilidade técnica para inserção no orçamento do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, afirmou o gestor.

Conforme o prefeito, sobre as obras da BR-010, o presidente do DNIT explicou que está em fase de estudos técnicos.

Ainda em Brasília Jairo Mariano se reuniu com o secretário nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz Fróes da Silva. Na ocasião, solicitou a liberação dos recursos financeiros para a construção da obra do Estádio Ricardão, no Setor Aeroporto II, e para a conclusão da quadra de esportes do Setor Canavieiras. O gestor ouviu que a verba federal será liberada em breve.

“Espero que com essa aproximação de Brasília e levando as demandas do povo de Pedro Afonso ao Governo Federal, possamos acelerar o andamento das obras que são se suma importância para a população”, disse Jairo Mariano.