domingo, 17 de dezembro de 2017
24º Min 36º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

RECONHECIMENTO JUSTO

Comenda Frei Rafael de Taggia homenageia 35 personalidades e resgata história pedrofonsina

10/08/2017 08h52 - Atualizado em 11/08/2017 08h26
Comenda Frei Rafael de Taggia homenageia 35 personalidades e resgata história pedrofonsina Homenageados e representantes pousam para foto histórica

Henrique Lopes

A noite da quarta-feira, 12 de julho, foi marcada pelo encontro de grandes personalidades que fazem parte da história de Pedro Afonso. Cerca de 250 pessoas acompanharam a entrega da Comenda de Mérito Frei Rafael de Taggia, realizada no auditório da prefeitura, aos 35 homenageados da noite.

A Comenda Frei Rafael de Taggia, nome do missionário franciscano que em 1847 fundou o município, instituída pelo Decreto 229/2017, do Poder Executivo Municipal, tem o objetivo de valorizar as personalidades que contribuíram para a história de Pedro Afonso, sendo o mais auto reconhecimento aos cidadãos pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Para o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), a cerimônia marcou um momento impar na história municipal, onde estão sendo celebrados os 170 anos de fundação do município, com o resgate de suas tradições, suas personalidades e mitos inesquecíveis.
“Poder celebrar, reconhecer e valorizar a influência e contribuição de cada um dos senhores e senhoras em nosso município é, sem dúvida nenhuma, uma honra imensurável enquanto gestor municipal”, ressaltou Jairo.

Um dos homenageados, o desembargador José de Moura Filho destacou o resgate da história proporcionado pelo evento. “É uma iniciativa brilhante, pois antes de ser uma comenda de homenagem, que recebemos hoje, nós estamos resgatando a memória dos 170 anos de Pedro Afonso”.

O evento foi marcado pela emoção de reencontro de gerações e de amigos de outrora, que relembraram os momentos únicos vividos em Pedro Afonso. É o que revela a missionária e escritora, Raimunda Lima, filha do comerciante e boleiro Deocleciano Pereira Lima, conhecido popularmente como Dozinho.

“É um momento de gratidão eterna, por recordar o meu pai e também por encontrar todos os colegas aqui. O Didi, Itano. Então é um evento que ficará marcado na nossa memória”, revela Raimunda, uma das alunas da primeira turma do Colégio Cristo Rei.

Conheça os homenageados com a Comenda de Mérito Frei Rafael de Taggia

Alderina Peres Santana Machado – Professora
Antônio Belarmino Filho – Professor
Aurora Stella de Cás – Religiosa
Azor Pereira da Silva – Professor
Cantidio Cavalcante Machado – Dentista
Carlindo Miranda – Comerciante
Carlos Alberto Sales (Dr. Carlito) – Médico
Colemar Xavier Barros – Fotógrafo
Damásio Alves Ferreira – Farmacêutico
Edmar Gomes de Melo – Um dos idealistas dos movimentos de criação do Tocantins
Francisco Nairton do Nascimento – Reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
Itano Arruda Nunes – Empresário do ramo de transporte
Joralindo da Silva Cruz – Advogado e curador da Casa do Idoso
José Carlos Porto – Atleta
José De Moura Filho – Desembargador
Jose Janner Arruda Pacheco – Comerciante
José Pereira Veloso - Sapateiro e comerciante
Luiza Pinto De Oliveira – Lavadeira
Manoel Messias Tavares – Escritor
Maria Julia Rocha Nunes – Professora
Maria Laura Andrade Pereira – Lavadeira
Mário Sales – Médico e ex-prefeito
Ricardo Benedito Khouri – Agropecuarista
Terezinha Parente – Enfermeira
Virgílio Deusdará Leal – Comerciante

In memoriam
Além dos homenageados com a comenda de mérito Frei Rafael de Taggia, foram lembrados, in memoriam, dez personalidades que construíram, durante sua vida e o trabalho executado em Pedro Afonso, o legado que é lembrado por diversas gerações. Seus familiares receberam o reconhecimento.

Confira a lista dos homenageados:

Anna Britto Miranda – Escritora do Livro História de Pedro Afonso.

Antonio José Soares – Professor
Deocleciano Pereira Lima (Dozinho) – Comerciante
João Damasceno De Sá – Agropecuarista
José Combas Alameda – Empresário e ex-prefeito
José de Matos Lima (Zeca Lima) – Músico
José De Sousa Porto – Liderança do antigo Norte Goiano
Pedro Alves Rodrigues – Carteiro
Pedro de Sousa Dias – Empresário no ramo de hotelaria;
Raimunda Cavalcante de Lima – Professora

Comissão
Para elencar as honrosas personalidades, foi instituída pelo Decreto n° 230/2017, uma Comissão Avaliadora contendo um representante do Museu Histórico de Pedro Afonso, o historiador Fabrício Rocha, um representante do Poder Executivo Municipal, o jornalista Henrique Lopes, além de duas representantes da sociedade civil, a professora Juracy Pereira Dos Santos Soares e a professora e presidente da Associação de Radiodifusão de Pedro Afonso Lídia Betânia Rodrigues Sales.

Entre os critérios avaliados pela comissão, estava a notoriedade da participação das personalidades em diversas áreas. Foram realizadas pesquisas, levantamentos históricos, entre outras análises, de forma a garantir a representatividade das personalidades nas mais diversas áreas que envolvem os setores político econômicos, educacional e social da história pedroafonsina.

Outra característica que norteou a escolha das 35 personalidades é a manutenção da honraria, oportunizando a homenagem a outras personalidades e cidadãos que contribuíram para o progresso de Pedro Afonso.

Confira fotos do evento:

 

 

Veja Também