segunda, 22 de abril de 2019
24º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Por dentro do Agronegócio

FÓRUM REGIONAL

Pedroafonsinos debatem desenvolvimento de cooperativas

05/09/2017 14h56 - Atualizado em 14/09/2017 07h53
Portal CNN Divulgação

Integrantes da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), ambas com sede em Pedro Afonso, participaram dia 4 de setembro, em Palmas, do I Fórum de Dirigentes e Presidentes das Cooperativas do Tocantins.

Organizado pelo Sistema OCB/TO, o evento abordou o tema “A importância da Liderança para o Desenvolvimento Sustentável das Cooperativas” e teve a participação de cerca de 70 pessoas – dirigentes, presidentes, cooperados e representantes do cooperativismo tocantinense.

Da Coapa participaram o presidente Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/TO, o conselheiro de administração Edis Sgorla, o gerente comercial Nelzivan Carvalho Neves, o gerente da loja agropecuária Mauro Carvalho Minucci, a assessora de desenvolvimento humano e cooperativista Maria Silvana Ramos e o coordenador financeiro Paulo Melo. Já a presidente Gleide Américo de Azevedo e a coordenadora de projetos representaram a Coed.

Durante o fórum, o presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes, falou sobre a importância de as cooperativas terem uma gestão profissionalizada para superar as dificuldades resultantes da crise econômica pela qual passa o país. Para ele, a concorrência inerente ao mundo dos negócios exige das organizações um comportamento diferenciado, pautado por uma gestão e por uma governança cada vez mais qualificada.

Já o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, abordou a realidade das cooperativas do Tocantins e o perfil do consumidor, cada dia mais exigente e consciente do seu papel e poder de influência. Falou também sobre o fato de que as empresas têm investido fortemente na melhoria de processos, produtos e serviços e que a ideia do 1º Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Tocantins é potencializar o desempenho das cooperativas tocantinenses, visando uma posição de referência no mercado, atendendo às expectativas dos clientes e, ao mesmo tempo, surpreendendo-os com projetos inovadores.

Dilvo Grolli foi convidado para apresentar o case de sucesso da cooperativa de onde é diretor presidente: “Coopavel: agronegócio e cooperativismo”. Localizada na cidade de Cascavel, região Oeste do Paraná e com mais de 47 anos de atuação dentro e fora do país, atualmente a Coopavel conta com mais de 4.398 associados e 5.169 colaboradores diretos. Em 2014, faturou mais de R$ 1,6 bi. Suas indústrias contribuem para 75% deste faturamento, com produtos comercializados em todo o Brasil e em vários países.
 

Leia por Assunto: Coapa Pedro AfonsoRicardo Khouricooperativismo
Veja Tamb�m