sexta, 15 de dezembro de 2017
23º Min 26º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

MEMÓRIA VIVA

Virgílio Deusdará Leal, personagem da história de Pedro Afonso, completa 90 anos

04/10/2017 09h46 - Atualizado em 23/10/2017 15h05
Virgílio Deusdará Leal, personagem da história de Pedro Afonso, completa 90 anos Virgílio ao lado da esposa Socorro

O comerciante aposentado Virgílio Deusdará Leal completou 90 anos de idade no di 1° de outubro. A data foi comemorada ao lado de familiares em sua residência, em Pedro Afonso.

Virgílio é muito conhecido em Pedro Afonso, sobretudo por ser proprietário da tradicional Casa Leal, que funcionou na cidade de 1962 a 2002.
Ele chegou a Pedro Afonso em 1960, aos 27 anos, após uma trágica enchente em Picos (PI), sua cidade natal, a convite de seu irmão Sebastião Deusdará, para recomeçar a vida.

Dois anos depois, em 1962, o comerciante inaugurou um dos mais duradouros comércios do município, que recebeu o nome de Casa Leal, onde eram vendidos produtos como sal, querosene, soda cáustica a alimentos em geral.

Durante anos o estabelecimento foi referência em armazém geral sendo o pioneiro em lampiões numa época em que a energia ainda era sonho distante. Além de abastecer seu comércio, Virgílio também comprava mercadorias para os demais comércios da cidade, principalmente em Anápolis (GO), referência comercial da região na época.

Ao celebrar 90 anos de vida, o empresário aposentado continua residindo na Rua Guimarães Natal ao lado da esposa e, apesar de algumas limitações físicas devido à fragilidade de sua saúde, é visto com regularidade fazendo caminhadas, participando do Grupo da Melhor Idade e na igreja ao lado da companheira de mais 60 anos de vida em comum, a senhora Maria do Socorro, com quem tem seis filhos, 11 netos e quatro bisnetas.
 

Veja Também