quarta, 13 de dezembro de 2017
23º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

VELHO PROBLEMA

Moradores de Bom Jesus denunciam falta d'água

10/10/2017 18h39 - Atualizado em 17/10/2017 08h48

Da Redação

Chegar em casa, após um dia cansativo de trabalho, e querer tomar um banho tem sido uma experiência bastante estressante para alguns moradores de Bom Jesus do Tocantins. O problema é frequente e já foi mostrado pelo Portal CNN.

De acordo com denúncias dos moradores do Setor Aeroporto, que sofrem diariamente com a falta de água, em algumas residências não há abastecimento a mais de uma semana. Como é o caso do policial militar Adones de Sousa, de 31 anos. O militar relata que os vizinhos estão inconformados com a falta de abastecimento, e que em sua casa, onde mora com a esposa, no mês de outubro a água só chegou duas vezes água nas torneiras. “Todos estão inconformados, é um desrespeito com a população”, afirmou.

Para driblar a escassez de água, Adones usa água do poço de um vizinho. “Um dos vizinhos tem um poço e cede água para a gente, mas esses dias ele está viajando e nosso estoque de água acaba hoje [terça-feira]”, revelou o policial.

Dono de um comércio na mesma rua, um microempresário que prefere não se identificar, afirmou que a situação é bastante complicada. “Não sobe água nas torneias, o pouco que vai ainda é à noite, mas não dá nem para realizar os serviços durante o dia. Quando a água acaba, temos que buscar nos vizinhos”, ressaltou.

Para ele, a falta de água, é um problema já é crônico no município que precisa de uma atenção maior do poder público. “Recentemente, depois de uma pressão da comunidade junto à Câmara Municipal o problema foi resolvido, mas depois voltou ao faltar água de novo”, completou o comerciante.
Prefeitura reconhece falha

Em nota enviada ao Portal CNN, a Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins reconheceu a falha no abastecimento em algumas localidades que sofrem com a falta de água durante algumas horas do dia.

Entretanto, a prefeitura afirmou que a falha ocorre em razão ao alto consumo devido as altas temperaturas nesta época do ano e os baixos níveis de umidade do ar que fazem com que a população consuma mais água, sobrecarregando o sistema.

Na nota, a prefeitura admite que o sistema de abastecimento passa por falhas e ressalta a necessidade de realizar ampliação e melhor estruturação, mas que pelo fato de grande limitação financeira, o município não pode arcar com os devidos investimentos no setor.

Ainda segundo a nota, para tentar sanar o problema das diversas falhas no abastecimento, a Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins encaminhou ao Poder Legislativo, o Projeto de Lei nº 014/2017, que trata sobre a autorização para que o Poder Executivo outorgue a prestação dos serviços públicos de saneamento básico do município sob o regime de concessão.

Entretanto, apesar de estar a cerca de cinco meses em tramitação na câmara, a Audiência Pública para debater a proposta foi realizada apenas nessa segunda-feira, 9 de outubro.
 

Veja Também