Por dentro do Agronegócio

NOVO FORMATO

Reniva terá mudanças em Pedro Afonso e região

10/11/2017 16h21 - Atualizado em 20/11/2017 16h47

O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, se reuniu na quinta-feira, 10 de novembro, com pesquisadores da Embrapa para discutir as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo projeto Reniva (Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas-Semente de Mandioca) na região de Pedro Afonso. A reunião ocorreu na sede da cooperativa, em Pedro Afonso, e teve ainda com a presença do técnico agrícola Fernando Teixeira, responsável pelo acompanhamento dos experimentos.

Entre as mudanças previstas no projeto está a disseminação e multiplicação das unidades de experimentação, através de implantação nas propriedades dos produtores interessados. Em breve, as novidades serão implementadas.

Segundo Ricardo Khouri, o objetivo é democratizar o acesso às tecnologias pesquisadas no projeto, principalmente aos agricultores de pequeno porte. “Temos muitos produtores interessados e essa abertura possibilitaria uma democratização dos conhecimentos técnicos, assim com o acesso do cooperado a insumos com qualidade comprovada”, explicou.

Atualmente 70 variedades de mandioca são acompanhadas pelos pesquisadores da Embrapa e técnicos da Coapa, na unidade experimental, localizada na fazenda São João, em Pedro Afonso. Cerca de 70 produtores associados da Coapa já tiveram acesso às manivas livres de praças e doenças, que foram distribuídas gratuitamente após os bons resultados da pesquisa.

“Queremos dá uma nova roupagem ao projeto e garantir maior integração entre a pesquisa e os produtores do campo”, ressaltou Ricardo.

O pesquisado da Embrapa na área de mandioca Aristóteles Pires de Matos destacou a parceria com a Coapa e as ações realizadas dentro do projeto Revina. “Essa é uma parceria que vem sendo bastante produtiva, pois a cooperativa tem nos dados apoio em toda a logística e sendo nosso braço direito nessa produção de material de qualidade e também fazendo a ponte entre a pesquisa e o produtor”, afirmou.

O projeto
A iniciativa é desenvolvida pela Coapa e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, por meio de um convênio de cooperação técnica. Ainda conta com a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.

A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção. (Da Ascom Coapa)

 

Leia por Assunto: Coapa Reniva Ricardo Khouri