segunda, 20 de novembro de 2017
25º Min 36º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

OUTUBRO ROSA

Palestras destacam prevenção ao câncer

19/10/2017 11h32 - Atualizado em 19/10/2017 11h42
Palestras destacam prevenção ao câncer Divulgação

Para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo útero, doenças que matam milhares de pessoas todos os anos, cerca de 70 mulheres vestiram a camisa da campanha “Outubro Rosa”, durante evento realizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) na noite dessa quarta-feira, 18, em seu auditório em Pedro Afonso.

O evento gratuito teve os seguintes parceiros: Sescoop/TO, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional de Pedro Afonso, Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e Sicredi Pedro Afonso.

Com palestras sobre causas, sintomas e tratamentos do câncer de mama e câncer do colo do útero, além dos cuidados íntimos da mulher, o momento foi marcado por muita informação e descontração. Na oportunidade, mulheres de diversas idades puderam tirar dúvidas sobre os cuidados e prevenção das doenças com o ginecologista e obstetra Giuliano Rezende Silva e a enfermeira Mírian Fabiana, ambos profissionais da Rede Municipal de Saúde de Pedro Afonso.

O médico destacou as formas de descobrir o câncer de forma precoce. “A melhor forma é a prevenção, pois o câncer não escolhe gênero, não escolhe situação financeira, todos estamos propensos, mas com a prevenção conseguimos resultados positivos”, afirmou o ginecologista.

Sentada ao fundo da plateia, a comerciante Maria Tereza Rodrigues, de 46 anos, ficou atenta a cada dica dada pelos especialistas. “É um momento importante ter esses esclarecimentos sobre a doença. Perdi uma irmã por causa do câncer e hoje receber essas informações é algo que mostra a seriedade de se falar sobre o assunto”, destacou.

Já a funcionária pública Rosa Carvalho, de 41 anos, fez questionamentos e esclareceu as dúvidas sobre situações cotidianas na vida da mulher. Para ela, a Coapa e seus parceiros estão de parabéns por realizar a campanha de combate ao câncer. “Esta é uma ação indispensável para que possamos ter uma saúde de qualidade. Informação nunca é demais e hoje, saímos daqui conhecendo mais a doença e podendo nos prevenir, pois a saúde deve vir em primeiro lugar”.

Além de um momento de aprendizado, a ação serve de apoio às vítimas do câncer, como explicou a assessora de desenvolvimento humano e cooperativista da Coapa, Maria Silvana Ramos. “Esse ano o Sistema OCB/Sescoop-TO traz uma proposta diferente, nas edições anteriores nos vestíamos a camiseta e saímos em diversos momentos para falar sobre o assunto, em 2017 a camiseta está vendo trocada por itens que serão destinados a entidades que cuidam de pessoas com câncer, assim nós conscientizamos e também auxiliamos no tratamento de pessoa que precisam de ajuda”, revelou.

Ainda segundo Silvana, as camisetas podem ser trocadas na cooperativa por itens como leite em pó, açúcar, óleo, hidratante de pele, desodorante, shampoo e condicionador.

Já o presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, parabenizou a participação das mulheres e destacou o protagonismo delas em falar dos cuidados com a saúde. “As mulheres são mais abertas a esse diálogo e isso faz com que as informações sobre a doença e seus tratamentos sejam disseminados com mais facilidade”, disse.

Para o próximo mês de novembro, em que se celebra a campanha “Novembro Azul”, Khouri faz uma convocação aos homens de Pedro Afonso e região para que participem da palestra dedicadas a eles. “Vivo no meio agrícola e vejo que ainda há muita resistência sobre alguns assuntos, o câncer de próstata é um deles. Precisamos abrir nossos olhares e perceber que saúde é o melhor remédio”, completou. (Da Ascom Coapa)
 

Leia por Assunto: Coapa Pedro Afonsoprevenção ao câncer
Veja Também