quinta, 15 de novembro de 2018
23º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Esporte CN

CICLOTURISMO

1º Pedal em Ação de Pedro Afonso reúne 275 ciclistas

05/02/2018 11h34 - Atualizado em 13/02/2018 09h54

Textos e fotos: Henrique Lopes

O domingo, 4 de fevereiro, foi marcado por muita adrenalina, emoção e contato com a natureza, durante o 1º Pedal em Ação, em Pedro Afonso.

Considerado o maior evento de cicloturismo já realizado no Tocantins, o 1º Pedal em Ação reuniu 275 ciclistas que participaram do percurso que percorreu 60 quilômetros. Além dos atletas e suas “magrelas”, famílias e delegações inteiras de cidades do Tocantins, Pará e Maranhão vieram conhecer Pedro Afonso e participar do pedal que teve o objetivo de divulgar a prática do cicloturismo no Tocantins.

Com a largada da praça Coronel Lysias Rodrigues, os ciclistas percorreram as principais ruas de Pedro Afonso e seguiram pela TO-010 até uma estrada vicinal onde foi realizada a maior parte do percurso. Já na volta, cerca de três horas depois, passaram pelo município de Bom Jesus do Tocantins e apreciaram a vista do rio Sono, ao fazerem a travessia da passarela Modesto e Rosária Sales.

Nem mesmo as câimbras, as dores nas pernas ou a chuva que caiu durante todo o percurso motivam desistências. Pelo contrário, a cada ladeira ou poça d’agua mais os ciclistas sentiam-se revigorados. Morador de Araguaína, o técnico de telecomunicações Edilson Araújo, 43 anos, revelou que é sempre motivador participar de eventos de cicloturismo. “Ainda mais quando temos pessoas comprometidas em divulgar o esporte. Isso nos motiva a sair de Araguaína para participar”.

Ainda segundo Edilson, que compôs uma equipe de 40 pessoas, a intenção é convidar mais ciclistas para as próximas edições. “A gente trouxe um ônibus lotado e quem sabe no próximo não traremos dois”, contou sorridente.

Vindo do estado do Pará, o fisioterapeuta Ricardo Magalhães, que pratica pedal há cerca de dois anos, afirmou que conhecer a cidade de Pedro Afonso, por meio da bike, foi uma experiência encantadora e pretende voltar a cidade outras vezes. “Sempre que tem eventos de cicloturismo eu estou acompanhando e conhecer Pedro Afonso foi algo muito especial A cidade é muito bonita e ter muitas pessoas unidas, pedalando junto, é algo excelente”, ressaltou o paraense.

O empresário pedroafonsino Leandro Bento Peres, de 33 anos, destacou que o evento já ficou marcado na história do município. “É algo gratificante para os ciclistas de Pedro Afonso receber tantos amigos em nossa cidade. Foi um evento marcante, principalmente por que foi um pedal revigorante e tranquilo”, frisou.

Sucesso garantido
De acordo com Isabela Cristina, representante da Pedal Bikers, organizadora do evento, o 1º Pedal em Ação foi um sucesso e colocou Pedro Afonso como uma das principais cidades para a prática de esportes eco sustentáveis. “O evento superou todas as expectativas e surpreendeu a todos. Já é considerado o maior evento de cicloturismo do estado. Hoje, Pedro Afonso torna-se um ponto de referência no Tocantins”, destacou.

Já o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), que participou da realização do evento junto com o grupo Pedal Bikers, ficou honrado em receber tantos ciclistas no município e apoiar ações voltadas ao esporte e turismo sustentáveis. “Nossa cidade tem se voltado a essas demandas de unir qualidade de vida e sustentabilidade. Receber durante esse evento mais de 260 ciclistas é algo que nos deixa motivados a continuar nesse caminho e incentivar ações como voltadas ao esportes e ecoturismo”.

Organização e Apoio
O 1º Pedal em Ação é uma realização da Pedal Bikers em parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso e contou com o apoio da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), Sicredi, Dona Bella e Hotel Entre Rios. A loja oficial do evento foi o Auto Bicicletão.

  



 

Veja Também