quinta, 18 de outubro de 2018
20º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Segurança e Justiça

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Conselho de Segurança é reativado em Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama

09/11/2017 15h07

Na noite da quarta-feira, 8, na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Pedro Afonso, foi realizada a eleição para a nova Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Pedro Afonso, que passou também a incluir os municípios vizinhos de Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.

Durante a reunião, o subcomandante do 3º BPM, major Valdemi Reis, fez uma breve apresentação acerca da finalidade do Conselho e sua importância para a comunidade e os órgãos de segurança pública locais, e apresentou vídeos institucionais das atividades desenvolvidas pelos CONSEG’s de outros Estados e que também podem ser desenvolvidas nos municípios de nossa região.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, das prefeituras, da Associação Comercial de Pedro Afonso, de instituições financeiras, da Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, do Conselho tutelar de Bom Jesus do Tocantins, comerciantes, profissionais liberais e outras pessoas da comunidade.

Para a presidente da Associação Comercial de Pedro Afonso, Marivalda Santiago, a reativação do Conselho atende a uma demanda dos comerciantes, das instituições financeiras e de todos os moradores dos três municípios, em razão da união entre a polícia e a comunidade no combate ao crime e a violência.

Ao final, foi eleita por aclamação, a Diretoria, com a seguinte composição:

Presidente: Marivalda Fernandes Santiago
Vice-presidente: Márcia Cristina dos Anjos
1ª Secretária: Ellen Cristina Martins de Sousa Oliveira
2º Secretário: Eduardo Barros Chagas
1ª Tesoureira: Maria Silvana Ramos
2ª Tesoureira: Nagyla Pollyanna Ferreira Cruz

Plano de Comando do 3º BPM

A reativação do CONSEG faz parte do Plano de Comando do 3º BPM, com a implementação de projetos que envolvam a comunidade local, unidas em prol da segurança pública.

Como parte das atividades, inicialmente foi realizado o Curso de Agentes Comunitários de Segurança, no mês de setembro de 2017, ocasião em que cerca de 60 moradores receberam formação sobre segurança preventiva, a importância da interação entre a comunidade e as forças de segurança, como reconhecer atitudes possivelmente suspeitas e outros temas correlacionados com as competências das Polícias, recebendo ao final Certificados de Conclusão.

O que é o Conselho Comunitário de Segurança?

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Surgiu assim para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela Filosofia de Polícia Comunitária.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias, em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si. (Com informações da Ascom 3º BPM)

Veja Tamb�m