terça, 24 de abril de 2018
24º Min 33º Max
Pedro Afonso - TO

Política

COMOÇÃO

Políticos e instituições lamentam morte do Professor Belarmino

02/01/2018 11h10 - Atualizado em 24/01/2018 17h30

Henrique Lopes

A morte do professor Antônio Belarmino Filho causou comoção em Pedro Afonso e deixa uma lacuna na história do município. Devido sua importância e por ser uma das personalidades do município, diversos órgãos e pessoas se solidarizam com a família neste momento de dor e comoção, e divulgaram mensagens de pesar destacando sua importância para a história pedroafonsina.

O Professor Antônio Belarmino Filho faleceu na manhã da segunda-feira, 1º, em um hospital de Palmas (TO), de insuficiência real crônica. Ele deixou um legado na história da educação de Pedro Afonso. Seu corpo foi sepultado no final da tarde da terça-feira, 2 de dezembro, no cemitério de Pedro Afonso, após a realização de uma missa de corpo presente na Igreja Matriz

Em homenagem à sua memória, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), divulgou nota de pesar na manhã dessa terça-feira, 2, onde destacou os serviços prestados a Pedro Afonso e ao estado do Tocantins. “Antônio Belarmino Filho foi muito mais que um amigo, mas alguém a quem tínhamos afinidade parental pela convivência próxima. Deixa um legado inestimável e um exemplo de dedicação ao conhecimento e em benefício de Pedro Afonso”, disse o governador.

Em Pedro Afonso, a Prefeitura Municipal declarou na manhã dessa terça-feira, luto oficial de três dias. Professor Belarmino é pai do atual secretário de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo de Pedro Afonso Marco Aurélio, do vereador Pedro Vinicius Belarmino e do ex-prefeito da cidade José Welligton Tom Belarmino.

Em nota, também divulgada na manhã dessa terça-feira, a Prefeitura afirmou que o município de Pedro perde um dos grandes nomes de sua trajetória.

Em solidariedade aos familiares e amigos, o Colégio Cristo Rei, onde Professor Belarmino construiu parte de sua história na educação, emitiu nota de pesar. Já a Paróquia São Pedro, afirmou, lamentou a morte de Antônio Belarmino e destacou sua atuação dentro da Igreja Católica. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e a deputada federal Professora Dorinha (DEM) também se manifestaram pela morte do educador.

Confira as notas na integra

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR ANTÔNIO BELARMINO FILHO – GOVERNADOR MARCELO MIRANDA

Em meu nome, da minha esposa Dulce Miranda e de toda a minha família, lamento profundamente a morte do amigo e professor Antônio Belarmino, ocorrida ontem em Palmas.

Sem dúvida alguma ele foi uma das figuras mais proeminentes de Pedro Afonso e do Tocantins. A história de Pedro Afonso não pode ser contada sem que se faça referência às inúmeras contribuições de Antônio Belarmino ao município e região.

Antônio Belarmino Filho foi muito mais que um amigo, mas alguém a quem tínhamos afinidade parental pela convivência próxima. Deixa um legado inestimável e um exemplo de dedicação ao conhecimento e em benefício de Pedro Afonso.

Rogamos a Deus pelo descanso de sua alma e pelo conforto de sua esposa, a professora Nereida, dos filhos Marco Aurélio, Tom Belarmino, Pedro Vinicius, Márcia Aurélia e Marcelo, bem como aos demais familiares e amigos.

Palmas, 2 de janeiro de 2018

Marcelo de Carvalho Miranda e Família

NOTA DE PESAR ANTÔNIO BELARMINO FILHO – PREFEITURA DE PEDRO AFONSO

É com todo pesar que a Prefeitura de Pedro Afonso lamenta profundamente o falecimento do eterno amigo e professor Antônio Belarmino Filho, que partiu na manhã dessa segunda-feira, 01 de janeiro, deixando um legado a história pedroafonsina.

Antônio Belarmino Filho nasceu em 14 de janeiro de 1929, na cidade de Balsas (MA), mas foi em Pedro Afonso que construiu sua família e uma das histórias mais significantes do município. Como professor exerceu com excelência e vigor a profissão de ensinar gerações inteiras. Sua habilidade e estilo em mediar o conhecimento, moldaram a imagem de um dos educadores mais lembrados da nossa história, desde o antigo norte goiano.

Além de professor, também foi secretário municipal de Administração, por dez anos, até se aposentar em 1983, auxiliando na construção do município.

Sem Antônio Belarmino Filho a história de Pedro Afonso perde um dos grandes nomes de sua trajetória. Professor Belarmino deixa a esposa, também professora, Nereida Belarmino, os filhos Marco Aurélio (atual secretário de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo de Pedro Afonso), José Welligton Tom Belarmino (ex-prefeito de Pedro Afonso); Pedro Vinicius (vereador em Pedro Afonso), Márcia Aurélia Belarmino e Marcelo Belarmino.

Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Muito respeitosamente, toda a equipe da Prefeitura de Pedro Afonso presta as suas condolências e expressa os mais sinceros pêsames.

Pedro Afonso, 02 de janeiro de 2018

NOTA DE PESAR - PARÓQUIA SÃO PEDRO

A Paróquia São Pedro manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do Sr° Professor Antônio Belarmino Filho, ocorrido na manhã de ontem 01/01/208, em Palmas.

Professor Belarmino partiu aos 88 anos deixando como legado belíssima trajetória como referência na educação de Pedro Afonso, como homem de fé, companheiro de caminhada da nossa paróquia, membro atuante da Pastoral do Dízimo.

Diante de sua partida à morada eterna, a Paróquia São Pedro solidariza com familiares e amigos, rogando a Deus o conforto espiritual para todos os familiares.

NOTA PESAR – COLÉGIO CRISTO REI

O Colégio Cristo Rei, por meio de seu corpo de funcionários, externa o mais profundo pesar pelo falecimento do professor Antônio Belarmino Filho, ocorrido dia 01 de janeiro de 2018, em Palmas. Professor Belarmino era aposentado, tinha 88 anos e faleceu de insuficiência renal crônica.

O professor Antônio Belarmino foi referência para a educação de Pedro Afonso. Trabalhou no Colégio Cristo Rei, destacando-se no ensino de história, Latim, Francês, Matemática e Língua Portuguesa, incluindo literatura, interpretação de texto e redação, que preparava os estudantes para o exame de admissão que dava acesso ao ensino ginasial.

A Família Cristo Rei solidariza-se com a família e amigos do professor Belarmino. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda a dor desta perda irreparável em fé e esperança!

NOTA DE PESAR - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E ESPORTES (SEDUC)

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) lamenta o falecimento do professor Antônio Belarmino Filho, nesta segunda-feira, 01 de janeiro, em Palmas. Belarmino era aposentado, tinha 88 anos e faleceu de insuficiência renal crônica.

O professor Antônio Belarmino foi referência para a educação de Pedro Afonso. Ele trabalhou no Colégio Cristo Rei, que é jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso. Destacou-se no ensino de história, latim, francês, matemática e português, incluindo literatura, interpretação de texto e redação, que preparava os estudantes para o exame de admissão que dava acesso ao ensino ginasial.

O docente era casado com a professora Nereide e deixa 5 filhos. Neste momento de dor, a Seduc e a DRE de Pedro Afonso se solidarizam com os familiares e amigos que conviveram com Antônio Belarmino Filho na vida profissional e pessoal, rendendo homenagem ao legado por ele deixado à educação do Estado.

NOTA DE PESAR - DEPUTA FEDERAL PROFESSORA DORINHA

Pedro Afonso perdeu uma importante personalidade que deixa um grande legado especialmente na área da educação do município. 
Professor Berlamino ministrou aulas de História, Francês, Latim, Matemática, Português e Literatura no Colégio Cristo Rei. Ele também atuou em outras áreas e era muito respeitado pela população pedroafonsina. A história da cidade de Pedro Afonso não pode ser contada sem citar a trajetória do professor Berlamino e a sua importante contribuição com o desenvolvimento do município.
Vítima de uma insuficiência renal crônica, professor Berlamino deixa esposa e cinco filhos. Que Deus o acolha em seus braços e conforte os corações de seus familiares e amigos.

Deputada Professora Dorinha

Leia também:

Morre o Professor Belarmino, um dos mais renomados educadores de Pedro Afonso

Leia por Assunto: Luto Pedro AfonsoProfessor Belarmino
Veja Também