terça, 23 de janeiro de 2018
24º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Política

REGISTRO IMPORTANTE

Livro escrito por ex-vereador conta a história do Legislativo de Pedro Afonso

28/12/2017 14h58 - Atualizado em 01/01/2018 11h51

Henrique Lopes

No ano em que Pedro Afonso completou 170 anos de história, o município ganhou mais um presente que ajuda no resgate de sua importante história. O assessora parlamentar e ex-vereador, Lourivan Castro de Sousa, 52 anos, lançou na última semana, o livro “Um pouco da História dos 70 anos do Legislativo de Pedro Afonso de 1947 a 2017”.

O lançamento aconteceu durante a sessão extraordinária realizada na Câmara de Pedro Afonso. A cerimônia contou com a presença dos nove vereadores pedroafonsinos e do secretário municipal de Planejamento e Modernização de Gestão, Fernando Moraes.

O livro cita todos os vereadores e prefeitos de 1947 até os dias atuais, além de outros fatos históricos registrados nos documentos da Casa de Leis. Ao todo foram aproximadamente seis meses de pesquisas e cerca de um mês para redigir o livro que conta com 50 páginas.

Lourivan Castro afirmou que a inspiração para escrever a história do Legislativo de Pedro Afonso veio da curiosidade sobre a vida política do município. “Sempre tive a curiosidade de saber quem foram os vereadores do passado, o que eles tinham deixado registrado no município, além de gostar muito de pesquisar coisas do passado para ter uma comparação com os dias atuais”, explicou.

O autor também afirmou que o livro, que tem tiragem inicial de 100 exemplares e que serão distribuídos gratuitamente, resgata parte da história política pedroafonsina. “Acredito ser de grande importância, pois a população pode conhecer quem foram os vereadores. Muitos que foram vereadores há 10 ou 50 anos, a população não tinha conhecimento. É algo que ficará para sempre na memória”, concluiu Lourivan Castro.

Perfil
Aos 52 anos, Lourivan Castro de Sousa é natural de Pedro Afonso. Filho de José Souza Filho e Cícera Cruz Castro, é casado com a professora Maria Lúcia Pereira dos Santos de Sousa, com quem tem dois filhos.

Lourivan Castro de Sousa já foi vereador em Pedro Afonso, entre os anos 2009 e 2012, e atualmente atua como assessor parlamentar na Casa de Leis.

O contato do escritor é (63) 99941-6842

 

Veja Também