quarta, 19 de setembro de 2018
23º Min 40º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

DIA TRISTE

Martien van Nistelrooij, holandês que amava Pedro Afonso, morre aos 77 anos

19/02/2018 15h03 - Atualizado em 22/02/2018 14h21

Henrique Lopes

Um importante personagem para a pesquisa e o desenvolvimento da agricultura de Pedro Afonso, o técnico agrícola holândes Martien van Nistelrooij, de 77 anos, faleceu no sábado, 17 de fevereiro, em Lieshout, cidade próxima a Amsterdam, na Holanda. O aposentando caiu de uma escada, na sexta-feira, 16, lesionou gravemente a cabeça e não resistiu aos ferimentos.

Conhecido por ser um “holandês com coração pedroafonsino”, Martinen chegou a Pedro Afonso quando o município ainda fazia parte do antigo norte goiano.

Com os amigos, Gerard Schippper e Paul Zuidgeest, que trabalhavam para a Fundação dos Voluntários Holandeses em conjunto com o KNBTB, uma organização de agricultores católicos, desenvolveu diversas atividades na preparação de áreas para plantio de verduras, frutas, plantas forrageiras e capim para gado. O trabalho foi realizado na antiga Escola Agro Artesanal, depois transformado no Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, onde hoje funciona o Campus Avançado do IFTO de Pedro Afonso.

Coração pedroafonsino
Mesmo voltando à Holanda em 1969 para estudar Agronomia Tropical, Martien van Nistelrooij nunca deixou o seu amor por Pedro Afonso, retornando à cidade em 1978 e 1988.

A boa relação com a comunidade, o trabalho e parte da história de Pedro Afonso eram registradas por Martien em um blog de memórias (clique aqui e conheça) criado em 2007.

O produtor rural e ex-prefeito de Pedro Afonso, José Edgar de Castro Andrade, amigo do holandês com quem esteve recentemente na Europa, lamentou sua morte e afirmou que o trio de pesquisadores foi importante para o desenvolvimento da agricultura no município. “Se hoje Pedro Afonso é conhecida como a capital da soja teve muita gente que trabalhou e construiu esse legado, sendo a Escola Agro Artesanal a célula mãe”, destacou.

José Edgar lembrou que Martien, Gerard Schippper e Paul Zuidgeest apresentaram uma nova perspectiva para a comunidade. “Essas pessoas vieram e trouxeram métodos e tecnologia de pastagem, grãos, que deram a partida no que temos hoje, pois naquela época Pedro Afonso era esquecida”.

Martien van Nistelrooij era casado com uma brasileira e pai de três filhos, todos nascidos em Belém (PA).





 

Veja Também