quinta, 15 de novembro de 2018
23º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

INUNDAÇÕES

Chuvas causam prejuízos em Pedro Afonso

13/02/2018 09h42 - Atualizado em 14/02/2018 17h39

Henrique Lopes

As fortes chuvas que atingiram Pedro Afonso nos últimos dias causaram estragos e prejuízos em algumas regiões da cidade. A previsão é que o clima siga chuvoso durante toda essa semana.

No Setor Canavieiras, a casa da artesã Kelmária da Silva, 33 anos, ficou alagada após a forte chuva que ocorreu na última semana. Foi a terceira vez que a água invadiu a residência localizada próximo a uma lagoa. “No primeiro ano que isso aconteceu nós tivemos um prejuízo maior, pois não estávamos preparados. Dessa vez, como já sabíamos que a água poderia subir, colocamos alguns móveis em cima de tijolos, mas mesmo assim outros foram danificados”, contou.

A artesã, que reside na casa com o esposo e dois filhos desde a primeira vez que a área foi alagada, procurou os responsáveis pelo Loteamento Canavieiras, porém segundo contou à reportagem do Portal CNN, não obteve nenhuma reposta sobre o ressarcimento das percas ou da mudança de terreno. “Não é apenas pelos danos materiais, mas pelos danos de saúde e às nossas vidas que podemos ter. Já tiramos vários tipos de animais peçonhentos nessa época que vem da mata ao lado do bairro, além das doenças que podem surgir da água”, completou Kelmária.
 


A redação do Portal CNN tentou entrar em contato nos telefones do Loteamento Canavieiras, mas até o fechamento dessa reportagem não conseguiu falar com ninguém.

Prejuízos em outras áreas da cidade
Outros pontos da cidade também ficaram em estado crítico devido ao intenso volume das chuvas. Uma moradora afirmou nas redes sociais que a casa em que vive no Setor Maria Galvão também foi alagada causando diversos prejuízos. Já na região Lagoa da Cruz a água alagou ruas inteiras.

Além dos alagamentos, a umidade causou desabamentos no centro da cidade na região conhecida como Sapolândia. Uma casa construída ao fundo da residência da aposentada Albertina Lopes não suportou as fortes chuvas e caiu. Felizmente ninguém ficou ferido.

Ainda no centro de Pedro Afonso, na Rua Anhanguera, um casarão antigo feito com adobe e já desativado há alguns anos, ameaça cair.

Prefeitura alerta sobre áreas de risco
Em nota emitida no último sábado, 10, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo, alertou os moradores que residem próximo a córregos, rios e lagos, que devido ao grande volume da chuva pode ocorrer inundações.
A prefeitura solicitou, ainda, que a população evite essas áreas e busque locais seguros e, principalmente, não deixe entulhos ou lixo próximos às valas de escoamento pluvial.

Já aos moradores de casas sem fundação, o executivo municipal pede par que fiquem atentos ao excesso de umidade e rachaduras bruscas em paredes e pisos. Caso surjam, tomem providências o mais breve possível para evitar o desmoronamento.


 

Veja Também