quarta, 14 de novembro de 2018
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Com quase 600 inscritos, V Concurso de Redação CCR/CNN anuncia vencedores

28/06/2018 08h30 - Atualizado em 18/08/2018 11h47

Henrique Lopes

A noite do dia 27 de junho foi de festa na Escola Paroquial, em Pedro Afonso, durante o anúncio dos alunos vendedores do V Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias. O evento se consolidou como um dos maiores do gênero no Tocantins. Em 2018, participaram quase 600 estudantes de 21 turmas do ensino médio e foram entregues R$ 6 mil em prêmios.

Com o tema “Coapa: 20 anos plantando o cooperativismo e o desenvolvimento socioeconômico”, o certame busca incentivar a prática da escrita como forma de participação e transformação social.

Para o professor Marcos André, um dos idealizadores do evento, em sua quinta edição, o concurso teve sua maior qualidade em relação às produções textuais. “Foi um ano que os alunos mais se dedicaram, tanto pela premiação, como também pela redação fazer parte do crivo avaliativo. Isso fez com que o número de redações chegasse a quase 600, onde os alunos conseguiram absorver muito da ideia do cooperativismo”.

O estudante Saymon Wesley de Oliveira, do 1º ano III, ficou surpreso em ter a melhor redação do concurso. “Eu não tenho nem palavras para expressar, me dediquei nas pesquisas sobre a história e o papel da cooperativa, mas não esperava que a minha redação fosse escolhida a melhor. Isso mostra que posso ser capaz e através dos estudos alcançar meus objetivos”, disse emocionado.

Segundo colado na premiação, o aluno Gustavo Sena, do 3º ano I, revelou um dos motivos do sucesso: incentivo. “Minha família sempre me incentivou e os meus professores, hoje colho os frutos da dedicação deles a mim. Por isso, agradeço a cada um que acreditou em mim”.

Ansiosa pelo resultado, a jovem estudante Karine Lorrany Rodriguês Alencar, do 2º ano II, ficou sem palavras ao ter o nome anunciado como terceira colocada. “É muita emoção, não posso nem mensurar o quanto estou feliz em ter o reconhecimento pelo meu esforço. Só agradecer a minha família e aos meus professores”, disse a aluna.

Educação e cooperativismo: uma história de sucesso
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, frisou que cada vez mais a cooperativa vem buscando participar de espaços dedicados a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Esse prêmio é a mais singela e significativa base de um princípio cooperativista que é a educação, pois podemos olhar para o rosto de cada jovem aqui presente e ver a importância do conhecimento em suas vidas, assim como o impacto desse incentivo no seu dia a dia”, assegurou Khouri.

Já a gestora do Colégio Cristo Rei destacou o tema e a nova modalidade o concurso com diferenciais desta edição. “Ficamos muito felizes em homenagear a Coapa, principalmente pela história que ela tem aqui na região. Outro ponto bastante positivo desta edição foi o engajamento dos nossos alunos, que se dedicarem e apresentaram um nível bastante elevado, não apenas na escrita, mas também nas pesquisas”, ressaltou.

A história do concurso e a sua relevância no cenário regional foi lembrada pelo editor-chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Fred Alves. “Hoje temos um concurso que chega aos seus cinco anos com uma representação forte na vida do estudante pedroafonsino, sendo referência para o estado e também uma ferramenta de mudança social. Com o apoio da Coapa, o concurso chegou a mais estudantes, com uma roupagem bastante diferente”, declarou Fred Alves.

A chefe de gabinete da Prefeitura de Pedro Afonso, Flavia Marson, frisou a importância do certame para a educação do município. “É uma ação que vem transformando a forma dos alunos olharem para os seus estudos, isso faz com que a dedicação e esforço deles sejam maiores, pois é através da educação que podemos alcançar nossos objetivos e metas”, destacou Flávia.

Clique aqui e veja as nove melhores redações.

Clique aqui e confira fotos da premiação. 
 

 

Veja Também