segunda, 20 de agosto de 2018
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Segurança e Justiça

DEBATE

Pedro Afonso recebe o II Fórum das Cooperativas Educacionais do Tocantins

31/05/2018 16h38 - Atualizado em 18/08/2018 11h56

Nos dias 18 e 19 de maio, Pedro Afonso foi sede do II Fórum das Cooperativas Educacionais do Tocantins. O evento foi aberto com uma linda apresentação do Coral da Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso), onde o evento ocorreu.

A presidente da Coed, Gleide Américo Minucci agradeceu a todos os presentes, apresentando os visitantes que vieram do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Palmas (TO), Arraias (TO) e Formoso do Araguaia (TO). Participaram ainda pais de alunos e os cooperados da COED, além de representantes das cooperativas parceiras de Pedro Afonso, Coapa e o Sicredi MS/TO.

A Superintendente do Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão, dirigiu sua mensagem a todas as cooperativas presentes, reforçando o compromisso do Sistema OCB/TO com o perfeito cumprimento da legislação cooperativista, e do apoio efetivo do sistema no estado.

Na noite do primeiro dia, aconteceu a palestra da analista advogada Milena Tawanny Gil Cesar da Gerência Técnica e Econômica DA OCB Brasília – DF, com o tema “Aplicação da Lei 12.690/2012”, onde respondeu a questionamentos e dúvidas dos presentes.

Já no dia 19 de maio, a programação começou com a visita das missões às Praças Ecológica Pedro Pinheiro e IFTO, onde ouviram sobre a história de parceria e cooperação para a construção das duas praças.

De retorno ao fórum iniciou-se com a apresentação da assessora em Educação Cooperativista do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Ubiracy Barbosa Avila abordando “A expressão do Cooperativismo Gaúcho” – propiciando ao público a oportunidade de conhecer os números do cooperativismo no Rio Grande do Sul, as boas práticas, indicadores e faturamento no campo e nas cidades gaúchas, geração de empregos, principais programas e projetos, entre outros assuntos relevantes.

Em seguida, a presidente de Cooperativa Escolar Bom Pastor (COOEBOMPA), Laís Kunrath, e o presidente da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, Mário José Konzen, ambos do Rio Grande de Sul, que compartilharam conhecimentos e práticas de cooperação e educação como bandeira social da Sicredi Pioneira, e ainda a constituição e funcionamento de cooperativas escolares, como o exemplo do case de sucesso apresentado pela COEBOMPA.

Num momento de muita emoção foram apresentadas as boas práticas implementadas pelas três cooperativas educacionais do Tocantins COOPEFA (Formoso do Araguaia), CEPAR(Arraias) e COED (Pedro Afonso), que aconteceram após a participação das mesmas no I Fórum ocorrido em 2017. Diante do desenvolvimento constatado, debateu-se cenários e propostas para 2018/2019, a ser analisado no III Fórum, que será realizado em Arraias, em 2019.

Motivadas pelos cases trazidos durante o Fórum, as cooperativas participantes do evento já estão elaborando estratégias, para a realização de ações concretas em 2018, através da intercooperação.

O evento todo foi organizado pela COED, realizado com a parceria e apoio total do Sescoop/TO, Coapa e Sicredi, e finalizou com muito otimismo, ao modo cooperativista, com muitos presentes, lembranças dos representantes e o firme propósito de fortalecer cada vez mais o ramo das cooperativas educacionais.











 

Veja Também