sexta, 16 de novembro de 2018
23º Min 33º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

PEDALADA CULTURAL COOPERATIVISTA

Evento com 216 ciclistas apresenta a história de Pedro Afonso

18/06/2018 17h02 - Atualizado em 05/07/2018 09h34

Esporte, história e diversão marcaram a manhã do domingo, 17 de junho, em Pedro Afonso, durante a 1ª Pedalada Cultural Cooperativista. O evento faz parte da programação em comemoração ao 20º aniversário de fundação da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e teve 216 participantes.

O ponto de partida foi a Praça Coronel Lysias Rodrigues, no centro da cidade.

Ainda na concentração, onde foi servido um café da manhã, era possível perceber a alegria dos ciclistas em unir a prática esportiva do pedal com o conhecimento da cultura local. Famílias inteiras participaram da atividade. Antes da saída, o professor de educação física Ney Bezerra fez um alongamento com os participantes para evitar lesões.

Tendo como guia o historiador Fabrício Rocha, que apresentou, durante todo o percurso, aspectos importantes da história de Pedro Afonso, além de citar personalidades que ajudaram e ainda ajudam a construir a cultura local, os ciclistas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade.

Em bicicletas de diferentes modelos, pessoas de todas as idades conheceram curiosidades por trás de importantes pontos turísticos como o antigo Porto da Balsa do Rio Tocantins, Rua Barão do Rio Branco (primeira rua de Pedro Afonso), Câmara Municipal, Bancrévea Clube, Igreja Batista, Tiro de Guerra 1100-4, Igreja Matriz São Pedro, Museu Histórico de Pedro Afonso, Rua Anhanguera, Praça Ecológica Pedro Pinheiro, Passarela Modesto e Rosária Sales, Colégio Cristo Rei, Casa dos Padres, Escola Estadual Ana Amorim, Escola Estadual Comendador Pádua Fleury, Igreja Santo Afonso e Praça Ecológica IFTO.

“Essa junção do cooperativismo com o esporte, cultura e a integração da comunidade é a um fato marcante. As pessoas e, principalmente, a criançada conhecendo a história da cidade, foi um passeio fantástico”, afirmou o advogado Fredson Sousa, que participou da pedalada com a esposa Tânia e o filho Leonardo.

Mesmo morando em Pedro Afonso há duas décadas, a agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos, disse que o passeio possibilitou conhecer ainda mais a cidade. “Conheci mais de Pedro Afonso em poucas horas andando de bicicleta do que já conheci nos 20 anos que moro aqui”.

Segundo o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o evento foi um momento único para a cooperativa. “Quem veio pode ter uma verdadeira aula de história sobre Pedro Afonso. Quando você consegue conciliar história, cultura, lazer em uma atividade cooperativista, com uma boa participação das crianças, das famílias, isso nos mostra que estamos investindo na melhoria da comunidade”, frisou.

Além de conhecer a história do município e se divertir durante a pedalada, os ciclistas participaram do sorteio de 51 prêmios.

Os alimentos arrecadados com as inscrições na 1ª Pedalada Cultural Cooperativista, serão doados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Afonso.

Parceiros

A 1ª Pedalada Cultural Cooperativista teve o apoio da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), Sicredi, Sescoop/TO, 3º Batalhão da Polícia Militar, Prefeitura de Pedro Afonso, Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Veja Também