quarta, 14 de novembro de 2018
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Política

LUTO

Morte do prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés da Sercon, causa comoção

30/08/2018 18h04 - Atualizado em 03/09/2018 09h39

O clima é de comoção em Miracema do Tocantins, após a notícia da morte do prefeito do município, Moisés Costa da Silva (MDB), mais conhecido como Moisés da Sercon.

Conforme o G1 Tocantins, ele foi encontrado morto na tarde da quinta-feira, 30 de agosto. Segundo funcionários do município, ele estava em Miranorte e dispensou a escolta policial que sempre o acompanha para fazer uma visita ao prefeito Carlinho da Nacional (MDB). As cidades são vizinhas.

Isso aconteceu por volta das 11h. Os funcionários e a escolta ficaram aguardando Moisés Costa em um posto de combustíveis, mas ele não retornou. Ainda não foi confirmado se ele chegou a falar com o prefeito de Miranorte.

O corpo foi localizado horas mais tarde dentro da caminhonete dele próximo ao posto de combustíveis. Ainda não há mais detalhes sobre o que causou a morte, mas as primeiras informações são de que ele levou um tiro. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão com equipes no local. A perícia foi chamada para o local. 

Perfil
Moisés Costa da Silva era empresário do setor contábil, proprietário da Sercon Contabilidade, um dos maiores escritórios de contabilidade de Miracema e região. Tinha 44 anos, e era casado com a militar e enfermeira Camila Fernandes. Moisés é o quinto de 12 irmãos, filhos de Antônio Sobrinho (in memorian) e da Dona Mundoca. Ele nasceu na Fazenda Cajueiro, município de Lizarda, a 40 km de Centenário, onde viveu com a família até se mudar para Itacajá para continuar seus estudos. Com o surgimento da nova capital em Miracema, Moisés foi para Tocantínia e, depois para Miracema, onde vivia há 25 anos. Começou trabalhando como office-boy no escritório de contabilidade Carvalho. Decidido a seguir carreira, se formou contador e montou o próprio escritório de contabilidade. 

Em 2016, Moisés da Sercon confirmou o favoritismo e se elegeu o prefeito mais bem votado do Tocantins, com 9.918 votos, o equivalente a 84,62% dos votos válidos, se consagrando, proporcionalmente, o prefeito eleito mais bem votado do Tocantins. 
A outra candidata e atual a então prefeita, Magda Borba (PSD), recebeu 1.803 votos, o equivalente a 15,38%.


Veja as notas de pesar pela morte do prefeito de Miracema.

Nota 

É com doloroso pesar que a Prefeitura de Miracema do Tocantins informa o falecimento do Prefeito Moisés Costa da Silva, ocorrido nesta quinta-feira, 30, vítima de um homicídio. Moisés não tinha inimigos e nem andava escoltado com segurança. Moisés havia ido ao Município de Miranorte onde visitou a prefeitura local e não chegou ao compromisso seguinte. Seu corpo foi encontrado em sua caminhonete em uma estrada vicinal entre Miranorte e Rio dos Bois. O fato está sendo investigado pela polícia. Moisés estava em um grande momento na administração pública. Foi o Prefeito mais bem votado do Brasil, proporcionalmente, demostrando habilidade política e de gestão iniciada frente a Prefeitura em 2017. Sem filhos, Moisés deixa sua esposa, irmãos e amigos.
O corpo será velado em sua residência, localizada na Av. Tocantins, no Centro. O sepultamento está previsto para sexta, 31, às 17h no cemitério local.

Miracema, 30 de agosto de 2018.

__________________________________________________________________

Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente, Jairo Mariano, externa profundo pesar pelo trágico falecimento do prefeito de Miracema, Moisés da Sercom, 44 anos, ocorrida nesta quinta-feira, 30. O gestor foi encontrado morto dentro do seu veículo com perfuração de tiro no corpo. O veículo estava no município de Miranorte, a 23 km de Miracema.

Natural de Lizarda e advindo de família ruralista, Moisés da Sercom chegou a Miracema em 1993. Empresário e contador, Moisés era casado. Em 2016, concorreu ao cargo de prefeito do Município, ao obter 9.918 dos votos válidos, o que equivale a 84% de todo o eleitorado do Município.

Proativo, Moisés era visto constantemente nas instituições e órgãos públicos em busca de benefícios para Miracema, sempre disposto e polivalente em suas funções. Moisés era membro efetivo do Conselho Fiscal da ATM, e participava com assiduidade das ações da entidade municipalista e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A ATM conclama e suplica as autoridades policias que empreguem esforços no processo de investigação dos fatos e na captura de eventual responsável por essa morte trágica que retirou um cidadão de bem, chefe de família, político enérgico e fiel companheiro das lutas municipalistas e do processo de desenvolvimento de Miracema.

Por fim, rogamos a Deus que interceda pela família, parentes e amigos. Que nosso bom pai possa confortá-los neste momento de profundo pesar.

Jairo Soares Mariano
Presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso
__________________________________________________________________

Nota de Pesar pelo falecimento de Moisés da Sercon

Com muita tristeza, recebi a trágica notícia do assassinato do prefeito de Miracema, Moisés Costa (MDB), conhecido por Moisés da Sercon, na tarde desta quinta-feira, dia 30.

Lamento profundamente essa perda prematura. Moisés era um jovem empresário de 44 anos que entrou para a política com o sonho e o desejo de trabalhar pela sua comunidade. Foi eleito em 2016 com 84,62% dos votos, numa clara demonstração de confiança da população em tê-lo à frente da administração municipal.

Miracema está de luto por perder um gestor arrojado, humanitário e querido pela sua gente, que vinha trabalhando para cumprir suas propostas de campanha. Moisés tinha uma carreira inteira pela frente, que foi brutalmente interrompida.

Nesse momento de dor, venho deixar o meu abraço e sinceros sentimentos à família e amigos, em especial à sua esposa Camila Fernandes. Que Deus conforte o coração de todos por essa irreparável perda. E esperamos que esse crime cruel seja elucidado com rapidez pelas autoridades policiais.

Paulo Sardinha Mourão

Deputado Estadual e Candidato a Senador
__________________________________________________________________

Nota de pesar

Com muito pesar recebi a notícia da morte do prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva, o Moisés da Sercom.

Contador por formação, tornou-se uma grande liderança política de Miracema e região, tendo sido eleito com mais de 84% dos votos válidos.

Neste momento de dor, externo meus sinceros sentimentos à sua esposa Camila Fernandes, aos familiares e amigos, rogando a Deus que console os corações enlutados.

Em respeito a Moisés da Sercom e ao luto dos cidadãos de Miracema, determinei Luto Oficial de três dias no Estado do Tocantins.


Mauro Carlesse

Governador do Tocantins
__________________________________________________________________

NOTA DE PESAR

Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do prefeito de Miracema Moisés da Sercon, aos 43 anos de idade.

Contador respeitado em toda a região, Moisés iniciou na vida pública há quase dois anos e trabalhava pelo desenvolvimento de Miracema. Neste momento de dor, rogo a Deus para que dê forças a todos os familiares e amigos.

Como Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente - João 11:25-26

Lázaro Botelho
Deputado Federal - TO 
__________________________________________________________________

Nota de pesar

O prefeito Moisés da Sercon, de Miracema, deixa a todos nós um exemplo de liderança, disposição e capacidade de diálogo.

Um homem íntegro, humano, que lutou por melhorias em seu município, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos da nossa população. Sem dúvida ele foi um político exemplar e deixará em nossas lembranças e na nossa história seu legado.

Que as autoridades ajam com rigor na elucidação desse crime hediondo.

Meus sentimentos e minha solidariedade a todos os familiares e moradores da cidade de Miracema.

Senador Ataídes Oliveira  
__________________________________________________________________

NOTA DE PESAR


Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento prematuro do prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva, o Moisés da Sercon (MDB). Natural de Lizarda, aos 44 anos ele era um grande gestor público. Admirado por todos da cidade, foi eleito em 2016 com a maior vitória proporcional do Tocantins. Minha solidariedade à família, amigos, admiradores do seu trabalho e em especial a sua esposa, Camila Fernandes. Me uno a vocês em oração para que Deus os conforte nesse momento de profunda dor.

Deputado Federal César Halum
__________________________________________________________________

Nota de pesar – Prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva

Recebi com grande pesar a notícia da morte do prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva, o nosso querido Moisés da Sercon, ocorrida de forma trágica na tarde desta quinta-feira, 30. 

Estou confiante de que as forças policiais esclarecerão com celeridade as circunstâncias desse crime inexplicável e a Justiça será aplicada com rigor, para que esse tipo de violência seja desestimulado contra qualquer um de nossos cidadãos. 

Nesse momento de dor, elevo minhas preces a Deus para que acolha seu filho amado e conforte sua esposa e todos seus familiares e amigos por essa perda irreparável. Em nome dos servidores municipais de Palmas, externo minha solidariedade a toda população de Miracema, cidade ordeira e de paz que tanto contribuiu para a implantação do Estado do Tocantins, e me coloco à disposição de todos para qualquer eventualidade.

Cinthia Ribeiro
Prefeita Municipal de Palmas
__________________________________________________________________

Nota de pesar

É com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do prefeito Moisés Costa da Silva. Perdi um confidente, um amigo especial, um companheiro fiel. Tínhamos uma convivência baseada na lealdade mútua e na compreensão. Moisés era um ser humano ímpar e estava com o coração cheio de esperança e amor e com muita vontade para trabalhar pelo povo.

Neste momento de extrema dor, onde as palavras me faltam, peço a Deus que com toda a Sua misericórdia dê o conforto necessário à família e a todos que assim como eu, já sentem o vazio que esse grande amigo deixou. O Tocantins perde um grande homem, e o céu ganha uma estrela.

Deputada Federal Dulce Miranda
__________________________________________________________________

NOTA DE PESAR

Foi com muita consternação que recebi a triste notícia do falecimento do prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva, o querido Moisés da Sercon, ocorrida nesta quinta-feira, 30.

Moisés deixa um legado de muito trabalho em Miracema e as marcas de um homem aguerrido, com muita vontade de trabalhar em prol do povo.

Desejo que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, conforte o coração da sua esposa Camila Fernandes, familiares e amigos.


Solange Duailibe
Deputada estadual
__________________________________________________________________

É com profunda tristeza que recebemos nesta quinta, 30, a notícia repentina do falecimento do prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva, o Moisés da Sercon.

Profissional e homem público aguerrido, Moisés deixa sua história de trabalho, durante este tempo em que exerceu o cargo público na cidade.

Nesse momento de dor, rogamos a Deus que traga o consolo que somente Ele pode dar à sua esposa Camila, familiares e amigos.

__________________________________________________________________

Deputado Vilmar 

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que lamento a trágica morte do prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva, o nosso Moisés da Sercon, mais uma vítima da violência no país. Externo meus sentimentos à sua esposa Camila, aos familiares e à população de Miracema, rogando à Deus o conforto em seus corações.

Senadora Kátia Abreu
__________________________________________________________________

Foi com profundo pesar que recebi a trágica notícia do falecimento do prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva, o Moisés da Sercon.

Moisés deixa um legado de amor e dedicação à verdadeira política.

Neste momento tão difícil, presto a minha solidariedade aos seus familiares e amigos e rogo a Deus para que conforte seus corações e dê força e sabedoria.

Osires Damaso
__________________________________________________________________


NOTA DE PESAR

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em nome de seus membros, servidores e demais profissionais da Instituição, externa publicamente seu pesar pela morte de Moisés Costa da Silva, 44 anos. Moisés da Sercon, como era comumente conhecido, era prefeito de Miracema do Tocantins, município localizado a 75 Km de Palmas, e foi encontrado morto nesta quinta-feira, 30.

Como prefeito, Moisés demonstrou respeito às demandas apresentadas pela Defensoria, entre elas, a necessidade de construção de sede própria da Instituição no Município, o que foi compreendido pela gestão municipal por meio de projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, para doação de terreno à Defensoria, matéria que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal em novembro do ano passado.

A DPE-TO se solidariza com a família de Moisés, bem como com seus amigos, nesse momento de dor e tristeza, estimando que os fatos relacionados a essa perda sejam esclarecidos de forma célere e com justiça.


Defensoria Pública do Estado do Tocantins
__________________________________________________________________

Nota de pesar

A presidente Assembleia Legislativa, deputada estadual Luana Ribeiro, em nome dos demais deputados, manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva, conhecido como Moíses da Sercon, ocorrido nesta quinta-feira, 30. 

A deputada lamenta profundamente essa fatalidade, e deseja que Deus possa confortar seus familiares, dando a paz necessária para enfrentar essa perda.


Deputada estadual Luana Ribeiro
Presidente da Assembleia Legislativa
 

Veja Também