Por dentro do Agronegócio

GESTÃO RURAL

Jovens e associados da Coapa serão capacitados

14/09/2018 15h56

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (Sescoop-TO) realiza mais uma capacitação voltada para associados da cooperativa, seus familiares e jovens de Pedro Afonso e região. Trata-se da Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas para Jovens (Formacoop Jovem).

O lançamento ocorreu na noite da quinta-feira, 13 de agosto, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso, e reuniu cerca de 40 pessoas.

As informações foram repassadas pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO. O dirigente afirmou que além de trabalhar a sucessão familiar nas propriedades rurais, o Formacoop Jovem vai capacitar cooperados e jovens interessados em uma formação de qualidade para alta performance na gestão de empreendimentos agropecuários.

“Temos que preparar melhor nossos jovens. Capacitar as gerações futuras é importante para a vida pessoal e para os negócios dos associados da Coapa”, afirmou Khouri, lembrando que a formação terá quatro módulos com uma linguagem de fácil compreensão.

Serão ofertadas 25 vagas. A data e o local das inscrições serão divulgados em breve.
O vice-presidente da Coapa, Alberto Mazzola, destacou a responsabilidade de cada participante. “É um curso de qualidade e com alto investimento. Confiamos que todos serão assíduos”, comentou.

A estudante Camila Gobatto, 15 anos, integrante do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC), gostou da programação do Formacoop. “São quatro módulos bem abrangentes e com ensinamentos diversos. Os conhecimentos serão úteis na gestão da fazenda de nossa família no município de Bom Jesus do Tocantins”, disse a adolescente que é filha do associado da Coapa Vânio Gobatto.

O produtor rural Márcio Donizete elogiou a iniciativa da Coapa, da qual é um dos fundadores, em realizar uma capacitação voltada para jovens. “É louvável e brilhante a preocupação da atual diretoria da Coapa de formar essa nova geração para no futuro tocar os negócios das famílias”.

Já a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Leão, afirmou que iniciativas como essa são importantes e podem fazer a diferença no futuro da Coapa, pois os jovens, sejam eles cooperados, filhos de cooperados, colaboradores ou que tenha outro vínculo com o cooperativismo, podem garantir a sustentabilidade e a perenidade da cooperativa.


Programação Formacoop Jovem

27 e 28 de setembro de 2018
Módulo I - Controle, gestão financeira e fluxo de caixa

Dias 08 e 09 de outubro de 2018
Módulo II - Gestão estratégica e de processos no negócio fazenda e cooperativas

Dias 21 e 22 de janeiro de 2019
Módulo III - Inovação no campo, gestão de pessoas no negócio fazenda, conhecendo o cooperativismo e sua cooperativa (COAPA)

Dias 04 e 05 de fevereiro de 2019
Módulo IV - Orçamento empresarial, valor do negócio, governança e digitalização

Ao final será realizada uma visita técnica modelo em data a ser marcada.