segunda, 10 de dezembro de 2018
22º Min 30º Max
Pedro Afonso - TO

Política

1º QUADRIMESTRE

Prefeitura de Tupirama presta contas dos investimentos em saúde

08/08/2018 10h22 - Atualizado em 18/08/2018 11h37

A Prefeitura de Tupirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta semana, o balanço das ações desenvolvidas e dos atendimentos realizados durante os primeiros quatro meses de 2018.

O relatório com as informações foi entregue pela secretária de Saúde, Cristiana Cléia Quitaiski, à Câmara de Vereadores do Município, durante a 23ª Audiência Pública, realizada na noite da segunda-feira, 6 de agosto.

Investindo R$ 677.531,02 nas diversas áreas de saúde, o município de Tupirama realizou de janeiro a abril de 2018, mais de 12,7 mil atendimentos ambulatoriais, desde serviços básicos como vacinação, medição de pressão arterial, até consultas com especialistas e exames. Além dos atendimentos básicos, foram realizadas pela Secretaria de Saúde 69 consultas com especialistas e 741 exames de maior complexidade. Já o atendimento odontológico somou 675 procedimentos realizados.

O Município de Tupirama desenvolveu diversas atividades de conscientização e prevenção de doenças, por meio de palestras, momentos cívicos e campanhas de orientações, voltadas a diversas áreas da saúde. Entre as ações destacadas está a palestra sobre a importância do pré-natal, realização da Semana da Alimentação e o projetos Envelhecimento Saudável, Grupo de Idosos e Emagrecer Feliz.

Ao receberem o relatório de prestação de contas, os vereadores parabenizaram a gestão pela transparência com os gaStos públicos e pelos serviços prestados à comunidade. O presidente da Câmara de Tupirama, Ronan Oliveira, elogiou a gestão pelo desenvolvimento das ações. Os vereadores Adão Soares e José Luiz também destacaram o esforço da equipe na manutenção de serviços de atenção básica à saúde.

Ao abordar as ações do município, o vereador Júlio Castro avaliou de forma positiva os números apresentados e propôs uma menção de elogio público à equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Um município de pequeno porte, com recursos reduzidos, consegue manter as ações e ainda inovar”, salientou.

Segundo a secretária de Saúde, Cristiana Cléia Quitaiski, por ser um mecanismo legal decorrente do princípio da publicidade, a gestão optou por realizar a audiência pública na Câmara de Vereadores. “Queremos sempre apresentar essas informações de forma clara e aberta à comunidade, pois visamos trazer ao conhecimento da sociedade que juntamente com os vereadores são os fiscais do nosso trabalho, a forma como o Poder Executivo está gerindo o dinheiro público atendendo aos princípios do estado democrático de direito”, destacou.

Sobre a aprovação unânime do relatório, a secretária de Saúde disse que a avaliação é positiva. “Avaliamos como positiva a prestação de contas visto que foi aprovada por unanimidade perante os vereadores presentes, sendo alvos de elogios. Elogios esses que estendo a toda equipe da saúde, a qual só tenho a agradecer pelo empenho, dedicação e compromisso de colocar a saúde do município em destaque”, completou.

  

Veja Também