terça, 16 de outubro de 2018
23º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Esporte CN

CONECTADA

Vila Mata Verde recebe internet gratuita

01/10/2018 14h38 - Atualizado em 08/10/2018 16h33

“Com acesso à internet gratuita, agora eu posso fazer as pesquisas e me conectar ao resto do mundo”. A frase É da estudante Luana Teles Rocha, 13 anos, ao acessar por meio do celular, a rede de internet totalmente gratuita, instalada pela Prefeitura de Pedro Afonso, na Vila Mata Verde, localizada a 45 km do centro da cidade.

O sistema de internet entregue no dia 28 de setembro, pelo prefeito Jairo Mariano (PDT), durante visita a localidade, acompanhado do vice-prefeito Coelho, secretários e vereadores, beneficiará a comunidade formada por aproximadamente de 100 famílias.

Com wi-fi gratuito na zona rural, o Executivo Municipal pretende investir na educação, por meio da inclusão digital, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da zona rural de Pedro Afonso. “A Vila Mata Verde agora sai do seu isolamento geográfico para fazer parte do mundo conectado. Hoje, consegui, com os moradores daqui, fazer ligações via internet para outros lugares, além de acessar a conteúdos importantes, junto com os professores. Nosso papel é levar esse desenvolvimento para as comunidades rurais e possibilitar que esse avanço possa romper as barreiras geográficas e garantir mais qualidade de vida ao nosso povo”, destacou Jairo.



Para disponibilizar acesso à internet no vilarejo, a Prefeitura de Pedro Afonso investiu R$ 24.113,00 oriundos de recursos próprios do município.

Quem já utilizou os serviços, aprovou. Como é o caso do produtor Antônio Martins da silva, 43 anos, que reside na Vila Mata Verde há 10 anos. “A chegada da internet é algo maravilhoso. Toda a comunidade, principalmente os jovens, está alegre com mais esse benefício. A gente, mais velho, acaba que não entende muito da internet, mas já podemos manter contato com os familiares de longe, além que ela ajuda as crianças nos estudos”, afirmou.

Aproveitando para pesquisar sobre os conteúdos da escola e conversar com os colegas que moram na zona urbana da cidade, as estudantes Luana Teles Rocha e Franciele Ribeiro da Silva, ambas com 13 anos, revelaram que a internet já tem movimentado o dia a dia da comunidade. “Já aproveitei para pesquisar trabalhos, fazer atividades da escola e também manter contato com os colegas da cidade”, conta Luana.

“Todo mundo agora tem uma forma mais fácil de se comunicar, isso é muito bom. Antes quando víamos para casa, era um isolamento, mas agora não, pois estamos conectados”, completou Franciele.

Investimentos na zona rural
Além da Vila Mata Verde, o Executivo Municipal implantará o sistema de internet gratuita em outras regiões rurais de Pedro Afonso. A próxima região a ser beneficiada será a Agrovila Bom Tempo, que recebe, também, no próximo dia 4 de outubro, três obras que irão auxiliar na qualidade de vida da população.

Com investimento de R$ 409 mil, será entregue o Posto de Apoio à Saúde Familiar (PSF), o sistema de abastecimento de água e a ponte sobre o córrego Tabocão.
“Nosso foco é que após a entrega dessas importantes obras, nós já possamos dar início aos trâmites para a implantação do sistema de internet gratuito, beneficiando ainda mais a zona rural do nosso município”, declarou Jairo Mariano.

 

Leia por Assunto: Pedro Afonso Vila Mata Verdeinternet
Veja Tamb�m