quinta, 15 de novembro de 2018
23º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

EDUCAÇÃO BÁSICA

Pedro Afonso tem o 3º melhor Ideb do estado do Tocantins

12/09/2018 10h23 - Atualizado em 21/09/2018 14h28

Referência em educação, o município de Pedro Afonso ganhou destaque, mais uma vez, pelos bons resultados apresentados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com uma média de 6,1 no ano de 2017, o município ultrapassou a previsão de 5,5 para o ano de 2021, mostrando a excelência nos serviços da educação básica. Entre as escolas avaliadas estão a Jandevam, que obteve média de 6,6, e Sousa Aguiar, com média de 5,3.

A secretária municipal de Educação, Liliana Cristofari, afirmou que o bom resultado do município na prova é consequência da atenção dada pela gestão à educação, além da valorização dos professores e a dedicação de todo o quadro da educação. "Desde o gestor, com as políticas de incentivo e valorização, até o esforço e dedicação de cada professor, tudo colaborou para que Pedro Afonso seja esse destaque. É um motivo de orgulho, para nós, saber que já estamos atingindo metas para mais de três anos", declarou Liliana.

No ano de 2015 a média do município foi 5,3 ficando em sétima colocação no estado. Já no resultado divulgado neste ano, o município ficou na terceira colocação do ranking de melhor educação do estado, atrás apenas da capital Palmas (6,6) e do município de Paraíso do Tocantins (6,63).

O prefeito Jairo Mariano destacou a importância dos números para o município. "Enquanto em todo o país se discute a necessidade da valorização da educação, aqui em Pedro Afonso temos o orgulho de receber o resultado do Idep e perceber que estamos traçando as políticas educacionais de forma correta, atendendo toda a comunidade com um ensino de qualidade", afirmou.

Sistema de Avaliação da Educação Básica
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. A avaliação acontece a cada dois anos.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). (Com informações da Ascom Pref. Pedro Afonso)

 

Veja Também